quinta-feira, 25 de abril de 2013

NEAFA - SAIBA COMO AJUDAR!




O NEAFA – Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis é uma entidade sem fins lucrativos, uma ONG fundada em 2003, OSCIP desde 2005, que tem como principal objetivo a busca do bem-estar animal, através de Educação Ambiental, trabalho de fomentação de adoções de cães e gatos (Guarda Responsável) e Atendimento Veterinário a animais de pessoas carentes ou de pessoas que abrigam muitos animais resgatados de rua.
Dentre os importantes trabalhos desempenhados pelo NEAFA, destacam-se os Atendimentos Clínicos, com uma variedade imensa de patologias tratadas, inclusive as DVTs (Doenças Venéreas Transmissíveis), e os Cirúrgicos, com as cirurgias patológicas, nas quais se enfrenta muitos casos de neoplasias, e as esterilizações de caninos e felinos, que colaboram com a diminuição da população de animais abandonados e errantes nas ruas, de forma a evitar sofrimento de animais, prevenir doenças transmitidas aos seres humanos por animais, além de diminuir também acidentes de trânsito envolvendo animais em vias públicas.
Katherine Wanderley
Presidente interina do NEAFA (Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis)
CNPJ: 06.283.771/0001-10
Utilid. Pública Municipal LEI nº 5.571/2006
Utilid. Pública Estadual LEI nº 7.049/2009
OSCIP MJ. nº 08071.00004/2005-89
Telefone: (82) 3221-0193 (período da manhã)
O que o NEAFA faz?
Atendimento Veterinário
O NEAFA promove atendimento clínico e cirúrgico a animais abandonados e da comunidade carente. Para isso, possui uma equipe especializada composta de veterinários, assistente de enfermagem e estagiários de cursos de graduação em Medicina Veterinária.
São realizados procedimentos clínicos e cirúrgicos visando o bem-estar do animal, a exemplo de retirada de tumores, parto, tratamento de tumores malígnos, TVT, vacinação, vermifugação, etc.
Todos os medicamentos e instrumentos utilizados nos atendimentos clínicos e cirúrgicos são provenientes de doações.
Educação Ambiental
O Neafa também vem promovendo a conscientização em educação ambiental para as crianças e jovens de Maceió. Essa atividade faz parte das atribuições de extensão do trabalho desenvolvido pelo Núcleo.
Assim, voluntários visitam escolas de 1º e 2º graus, onde as crianças e adolescentes recebem informações sobre a importância da esterilização e da guarda responsável dos animais.
Também é apresentado vídeo educativo sobre os maus-tratos sofridos pelos animais em circos, contribuindo para a conscientização contra esse tipo de prática, que é inclusive proibida em alguns estados, como em Pernambuco, em que circos que utilizam animais em shows não podem se apresentar.
Além de descobrirem que Maceió dispõe de uma Ong voltada a atender acomunidade carente criadora de cães e gatos, as crianças e jovens atentaram para a necessidade de controlar a população desses animais bem como para a importância de vaciná-los. Entenderam que essas duas ações representam bem-estar para o animal e é responsabilidade de quem os cria.
O esclarecimento sobre para que serve o CCZ na cidade é recebido quasesempre como uma novidade, ficando constatado, no entanto, que jovens eadultos simplesmente não sabem quais as obrigações desse órgão de tamanha importância para a sociedade. Esse desconhecimento é um dos motivos desse trabalho de conscientização, para que as pessoas se encorajem e possam cobrar do poder público.
Todas as informações passadas são embasadas nas leis: 9795/99 Lei Federal de Educação Ambiental, Lei 9605/98 Lei Federal de crimes ambientais e Lei5318/03 Lei municipal que explica as obrigações do Centro de Controle de Zoonoses.  Assim, é chamada a atenção dos jovens sobre assuntos que começam a ser discutidos nas escolas, face a relevância da questão ambiental nos dias de hoje.
O que fazemos
Visando ao controle populacional de cães e gatos e contribuindo para a diminuição das zoonoses, o NEAFA realiza gratuitamente a esterilização (castração) de animais de rua ou da comunidade carente que não tem condições de custear o valor da cirurgia nas clínicas veterinárias.
Além do trabalho de esterilização, o NEAFA:
Trata, vacina, vermifuga, esteriliza e doa animais que vivem abandonados nas ruas ou que estão no CCZ, dentro da capacidade financeira e operacional do Núcleo;
Promove atendimento clinico e cirúrgico a animais abandonados e da comunidade carente;
Desenvolve um trabalho de conscientização a respeito da Guarda Responsável de animais, defendendo os direitos e o bem estar dos animais.
Realiza “ponte” entre pessoas que querem adotar e proprietários que desejam doar animais.
Desde a sua fundação até janeiro de 2008, o NEAFA esterilizou 5.638 animais, resgatou 1.823 e doou 1.434. Além disso, foram efetivadas 2.407 consultas clinicas e 195 cirurgias clinicas de animais da população carente e animais resgatados da rua pela columunidade. Os objetivos desses atendimentos são: incentivar a guarda responsável e o bem estar dos animais, inclusive com orientação quanto a vermifugação, vacinação e esterilização como meio de controle efetivo das zoonoses e diminuição do abandono de animais e aumentar o número de resgates de animais de rua pela população que fica responsável pelo guarda do bichinho até sua recuperação, esterilização e doação.Também foram realizadas 79 pontes e aplicadas 1.000 doses de vacina octupla em cães (contra 8 tipos de doenças como a leptospirose, cinomose, hepatite e outras) e 30 vacinas tríplice para felinos.
Guarda Responsável
Ter um animal de estimação implica em uma série de obrigações. Esses deveres constituem o que se designa como guarda responsável. A seguir, enumeramos alguns deles:
1 ) A solução contra o abandono e o sacrifício de animais começa em sua casa, esterilizando seu animal. A esterilização é a maneira mais eficaz de resolver um problema muito comum hoje em dia: a grande quantidade de animais abandonados. Caso você deseje informações sobre a cirurgia, procure um veterinário de sua confiança ou entre em contato com o Neafa.
2 ) Os animais devem ficar abrigados do sol e da chuva, com espaço suficiente para se deitar e virar.
3 ) Forneça a ração adequada ao peso e à idade do seu animal. Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
4 ) Dê banhos periódicos.
5 )  Manter o animal saudável é importante não apenas para ele, mas também para a saúde da própria família. Vacine e dê vermífugo a seu animal dentro dos prazos estabelecidos pelo médico veterinário. Não utilize vacinas de balcão e sem procedência.
6 ) Ao sair de casa com o seu animal, utilize sempre coleira e guia. Se ele for agressivo, utilize também uma focinheira.
7 ) Recolha as fezes de seu animal das ruas; para isso, ao sair de casa a passeio, leve um saquinho e uma pequena pá.
8 ) Em Maceió, ainda não foi implantado um sistema de registro geral de animais. Identifique seu animal com plaquetas presas às coleiras com o seu nome e telefone.
9 ) Se você mora em apartamento / condomínio, além de todos os cuidados dos itens anteriores, não permita que seu animal incomode os vizinhos.
E muito importante!
Não abandone o seu animal: abandonar animais é um ato de crueldade e também está previsto como crime pela Lei Federal 9.065 de 1988.
Como ajudar?
ColaboradorVoluntárioFaça sua doaçãoMateriais para DoaçãoAnimais para Adoção
Mais informações, acesse: www.neafa.org.br

Deisy Nascimento
Ascom - NEAFA
Jornalista - MTE/AL 1392
(82) 3221-0193 / 9910-4592

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BOLA DE PÊLO EM GATOS


A primeira vez que se vê um gato a expelir uma bola de pêlo fica marcada na memória e não há dono que não deseje ardentemente que esse comportamento acabe. Contudo, as bolas de pêlo vomitadas são um mal menor: Para o gato é melhor expeli-las pela boca do que defecá-las, mas o ideal seria não formá-las de todo, evitando assim correr o risco de desenvolver problemas digestivos ou intestinais.

As bolas de pêlo são efectivamente pequenos bocados de pêlo, de forma tubular, com cerca de 5 cm, que os gatos formam no estômago. O pêlo é dos próprios gatos e é engolido enquanto o gato faz a sua higiene. 

Os gatos têm uma língua áspera que não lhes permite cuspir os pêlos que ficam agarrados e a única opção do animal é engoli-los. Os pêlos não são digeríveis e vão-se depositando no estômago. A partir daí, as bolas de pêlo podem ser expelidas pela boca ou serem defecadas. Das duas opções, expelir pela boca é aquela que menos prejudica o animal. Apesar de haver uma associação entre a formação de bolas de pêlo e problemas digestivos, a alternativa ao vómito pode pôr em causa a vida do gato.


Ao passar para o intestino, as bolas de pêlo vão desregular o sistema do animal e provocar alterações entre a obstipação e a diarreia. Se se der uma oclusão intestinal, o gato tem de ser operado para que as bolas de pêlo sejam removidas. Este último caso é de facto o maior risco das bolas de pêlo, pois se a situação se prolongar sem tratamento, o gato pode mesmo vir a morrer.

Expelir bolas de pêlo pela boca 1 a 4 vezes por mês, é considerado normal e não causa algum problema ao gato. Nos gatos de pêlo curto a média é menor. Geralmente o dono sofre mais do que o gato quando vê o animal a tentar expelir a bola de pêlo. Se o gato vomita mais do que 4 vezes por mês, se expele bolas sucessivamente ou se passou a vomitar mais do que o normal, então deve levar o gato ao veterinário. As bolas de pêlo podem estar a mascarar outro problema. 

Para os gatos que não vomitam mais de quatro vezes por mês, a melhor solução para diminuir esta frequência é a prevenção.

Prevenir:

Os gatos passam entre duas a três horas por dia a “lavarem-se”. Isto significa que na língua do gato vão ficar muito pêlos presos que são praticamente todos engolidos. As bolas de pêlo são mais comuns em gatos de pêlo longo, uma vez que o pêlo se agrega mais rapidamente no estômago. O problema das bolas de pêlos acentua-se também nas alturas de muda da pelagem, na Primavera e Outono.

Mas os gatos não se lambem apenas para cuidar da higiene. Gatos deprimidos tendem a lamber-se mais, por exemplo. 

Para evitar a formação de bolas de pêlo, deve:

Escovar o gato todos os dias;

Dar uma ração de qualidade que mantenha o pêlo em boas condições, evitando a queda;

Utilizar ração ou guloseimas com óleo mineral, que ajuda à separação dos pêlos e à passagem segura da “bola” pelos intestinos.

 Deve consultar o veterinário antes de trocar de ração.

domingo, 21 de abril de 2013

POR QUE A LÍNGUA DOS GATOS É ÁSPERA?






Quem já levou uma lambida de um gatinho percebeu que, ao contrário de muitos outros pets, a língua do felino tem uma parte áspera.

Isso acontece devido às múltiplas funções de sua língua que, além de beber água, servem como ajuda na hora da higienização. 
Conheça outras curiosidades sobre as línguas dos gatos.

A curiosidade é que "os gatos passam mais de 30% do seu tempo a cuidar da sua higiene e fazem-no lambendo-se". Normalmente, o gato começa o ritual passando a língua áspera nas patas para lavar a cabeça e as orelhas. Depois de lambem o resto do corpo. Assim, retiram do corpo detritos e pêlos mortos. 

CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS DOMÉSTICOS



É muito comum as pessoas terem um animal de estimação, principalmente em famílias com crianças que a intenção é de dar aos pequenos o contato com o bichinho, gatos, cães, papagaios, porquinhos da índia, hamster, coelhos, cacatua, calopsita e alguns até exóticos, é mais comum vermos cães e gatos dentro de apartamentos e casas, eles são dóceis, obedientes, companheiros e brincalhões, por estes e muitos outros motivos que desejamos sempre estar por perto destas fofuras. Apesar de muitas pessoas afirmarem conhecer seus animais de estimação, existem muitas curiosidades que a maioria não sabe.

• Cães: eles cheiram a “traseira” um do outro para se reconhecerem, uma espécie de comprimento, em volta do ânus a uma glândula que permite que eles se identifiquem como se fosse a digital dos cães.

• Gatos: eles se esfregam nos objetos e nos humanos para marcar território.

• Hamster: os dentes dos hamsters não param de crescer nunca, assim como suas unhas.

• Papagaios:  contrário do que muitas pessoas acreditam, eles não falam, apenas imitam e reproduz um som que ouviram, ou seja, ele nunca dirá algo sem antes ter ouvido você falar.

• Coelhos: assim como os hamsters os dentes dos coelhos não param de crescer, por isso eles roem tudo, mas apesar disso não são considerados roedores.

• Calopsitas:  assim como os papagaios elas podem reproduzir sons, poucas aves como esta tem a capacidade de serem treinadas para obedecer a seus donos.

Seu animal de estimação pode lhe oferecer muito mais que uma companhia, por isso é importante dar valor e cuidar como se fosse um membro de sua família.

OS 10 ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO


Os 10 animais mais inteligentes



Chimpanzés

Estes animais são capazes de criar e usar ferramentas. Também podem se comunicar com linguagem de sinais com humanos. São os únicos animais, além de nós, que riem.


Cachorro

São capazes de reconhecer hierarquia e estrutura social. Alguns aprendem a reconhecer mais de 200 palavras. Também são capazes de emoções complexas, como culpa e inveja.


Golfinhos

Possuem uma comunicação própria. Ao contrário dos outros animais, vocalizam um de cada vez, de uma forma que lembra muito uma conversa.


Gatos

São passíveis de treinamento e tem uma memória muito melhor que a dos cães. Podem aprender a abrir portas.


Papagaio-cinzento

Alex, um papagaio cinzento, ficou famoso por conseguir conversar. Tinha a inteligência aproximada de uma criança de 6 anos: podia contar até 6, reconhecer 7 cores, 5 formatos, compreender a ideia de “maior”, “menor”, “igual” e “diferente”.


Polvos

Os mais inteligentes dos invertebrados e os únicos capazes de usar ferramentas. Podem inclusive abrir frascos e garrafas para pegar o que está dentro.


Corvos

Alguns corvos colocam nozes no meio da rua para que os carros quebrem a casca. Depois, esperam pacientemente o sinal fechar para irem comer a fruta.


Elefantes

Os únicos animais além dos humanos a ter um ritual de morte reconhecido: cobrem o corpo do elefante morto com terra, folhas e galhos. Em seguida, ficam de vigia por alguns dias, saindo apenas      para pegar comida e água.


Porcos


Aprendem rápidos e são tão passíveis de treinamento quanto os cães. De fato, estão se tornando animais de estimação cada vez mais populares nos Estados Unidos.

Orangotangos

Aprendem linguagem de sinais, são capazes de se reconhecer no espelho e mesmo de mentir e roubar

TARTARUGA PASSA 20 ANOS EM BALDE E VIRA EXEMPLO DE SUPERAÇÃO NO FACEBOOK




Como acontece muito nos Estados Unidos e no Canadá, pequenas tartarugas são vendidas ilegalmente por vendedores de rua, que colocam os animais em baldes, sem se preocupar com sua saúde. As pessoas compram as tartarugas em um impulso, incapazes de resistir a seu charme, achando que elas vão ficar pequenas para sempre. Mas elas crescem rápido.

A tartaruga da foto, Audrey, viveu durante 20 anos em um balde à base de ovos, sem receber os cuidados adequados. Sem espaço para se movimentar, ela cresceu e ficou com sua carapaça atrofiada, apertando seus órgãos internos. Ela precisava de ajuda, mas só foi levada para um veterinário após a morte de sua dona. Audrey seria sacrificada, mas o veterinário decidiu levá-la a um centro de resgate e reabilitação de tartarugas, o Little Res Q. Lá ela recebeu o tratamento apropriado e está se recuperando.

Sua história de superação virou exemplo e Audrey se tornou a “porta-voz” da entidade. Sua página no Facebook foi criada há dois dias e está ganhando vários fãs depois que seu caso apareceu em sites como o Buzzfeed. A campanha protagonizada por Audrey é muito importante. Audrey é uma tartaruga-do-ouvido-vermelho, uma espécie nativa dos Estados Unidos, considerada a tartaruga de estimação mais comum do mundo.

Ela é ilegal como animal de estimação no Brasil, de acordo com o Ibama. Mesmo assim, sua comercialização clandestina acontece com frequência. A venda ilegal dessa espécie por aqui causa desequilíbrios ecológicos, já que ela disputa ambientes naturais com as tartarugas brasileiras da espécie.





CORTAR AS UNHAS DO SEU GATO


Nenhum gato gosta de cortar as unhas, mas se o habituar desde pequeno a essa rotina, ele acaba por se acostumar. Não há idade para começar a cortar as unhas do bichano. Antes que ele comece a magoar ou a fazer estragos, pode iniciar a manicure.

Pode cortar as unhas do seu gato em casa com bastante facilidade, mas convém que veja o seu veterinário ou alguém com experiência a fazê-lo primeiro, para que possa observar a técnica. Se tiver ajuda, tanto melhor!
Pode utilizar um corta-unhas normal, mas o ideal será que tenha um próprio para o efeito, pois são mais práticos e evitam que as unhas lasquem e magoem o seu peludinho.




O ritual deve ser realizado num ambiente de tranquilidade: coloque o seu gato ao colo e dê-lhe miminhos. Fale para ele com carinho, para que se mantenha calmo. Coloque-o numa posição que seja confortável para ele, mas prática para si.
As unhas dos gatos são diferentes das nossas por estarem ligadas ao osso da falange. São irrigadas por vasos sanguíneos que não deverão ser cortados, pois isso provocaria sangramento e dor.
Por isso, para saber até onde cortar, deverá pressionar levemente a ponta da pata para expôr as unhas.
Em gatos de unhas claras, é muito fácil ver até onde se pode cortar, pois o sabugo é notoriamente visível.
Deve cortar cerca de 2 ou 3 milímetros abaixo do sabugo com um golpe rápido e preciso, para evitar que a unha lasque ou que o bichano se mova.



Em gatos de unhas escuras é mais difícil encontrar a linha de corte da unha. Por isso, vá cortando pouquinho de cada vez para não o magoar.

Se o gato entrar em pânico, não o aperte nem insista forçosamente, deixe que ele se acalme, dê uma guloseima ou miminhos , assim que ele estiver mais tranquilo, retome a sessão.

Caso algum acidente aconteça, não entre em pânico! Coloque e segure um algodão com água oxigenada sobre a unha e espere até que a hemorragia estanque. Mas será melhor deixar as outras unhas para uma altura em que o gato já tenha esquecido o episódio.

AS UNHAS DO GATO




As unhas dos gatos são uma das suas ferramentas mais importantes. O gato usa-as diariamente para praticamente tudo ao longo da sua vida: trepar, capturar presas, defender-se, correr, andar, marcar território, libertar-se do stress e exercitar-se. As suas unhas são retrácteis.



Os humanos devem aprender a compreender e respeitar as unhas dos gatos como parte da sua natureza.
Os gatos não são maus nem têm intenção de destruir quando afiam as garras nos sofás ou cortinados lá de casa. O que eles estão a fazer é manter as suas unhas afiadas para as necessidades do dia-a-dia, tal como nós o fazemos quando limamos ou aparamos as nossas próprias unhas. Para além disso, outra das razões que os leva a arranhar alguns objetos é a marcação do seu território, o que conseguem espalhando o seu cheiro através das glândulas existentes nas patas.
Quando os gatos afiam as suas unhas, libertam as camadas superiores das unhas, já gastas, que normalmente podemos encontrar junto dos sofás ou tapetes. Têm o feitio da unha ou de lascas de unha, normalmente transparentes.
Ao afiar as unhas, o gato está também a exercitar-se, fortalecendo os músculos das patas anteriores e dos ombros, bem como das costas.
Ao gritar com ele para que não afie as suas unhas, estará a confundi-lo, uma vez que é um comportamento normal da sua natureza. É necessário educar o gato caseiro a afiar as unhas no local certo e tomar algumas medidas preventivas. No entanto, se o seu gato anda no exterior, lembre-se de que lhe estará a retirar formas importantes de defesa.

O que fazer?

Para evitar puxões nas cortinas ou rasgões nos sofás, há algumas medidas preventivas que pode adoptar, satisfatórias tanto para si como para o seu bichano.

Pode optar por cortar as unhas do seu gato. Cortar as unhas não vai fazer com que ele deixe de as tentar afiar, mas sim fazer com que os estragos não sejam tantos. Não vai conseguir fazer puxões ou rasgões, nem magoar quando anda a brincar. Pode aparar-lhe as unhas em casa ou, se não se sentir à vontade, levá-lo à sua clínica veterinária.


Oferecer-lhe um poste de arranhar. Pode fabricar ou comprar um poste de arranhar para o seu gato, tendo em conta que deve ser alto o suficiente para ele se poder esticar ao afiar as unhas e resistente o suficiente para que não tombe, assim que o gato aplicar força nele. Há à venda, nas lojas de animais ou supermercados, postes de arranhar muito diversificados a preços para todas as carteiras. São normalmente feitos de madeira e revestidos a cisal e alcatifa. Se habituar o seu gato desde pequeno a este poste, certamente que ele não se irá sentir tão tentado a afiar as unhas na mobília.


Aplicar unhas de gel. Apesar de ser um método ainda pouco divulgado em Portugal, pode aplicar unhas de um material suave e mole nas unhas do seu gato, que vão funcionar como proteção para os seus móveis, tendo também um efeito estético. Conhecidas como Soft-Paws ou Soft-Claws, há de variadas cores, ao gosto de cada dono. Pode informar-se através da internet ou no seu veterinário deste método, que também pode ser aplicado por si, em casa.


Em adição, pode optar por aplicar odores cítricos ou pimenta nos locais onde não quer que o seu gato afie as unhas, ou desencorajá-lo com um «não» firme ou um som que ele não goste, como bater palmas. Pode também colar fita-cola de duas faces nos locais onde ele afia as unhas, uma vez que gato não gostam da sensação pegajosa da fita-cola. Pode também atirar-lhe uma borrifadela de água. Há nas lojas de animais ou supermercados sprays com odores próprios, quer para repelir, quer para atrair os gatos, que pode usar em sua casa. Nunca lhe bata, pois passará a ter medo de si!

Mas sempre que ele afiar as unhas no local correto, também o deve presentear com uma guloseima ou um carinho, acompanhados de palavras de aprovação. Deve impregnar com erva dos gatos, ou outro spray próprio, os locais onde o gato pode afiar as unhas livremente, como nos postes de arranhar. Depressa entenderá que se comportou bem.

Se utilizar as técnicas descritas, como animal inteligente que é, o gato rapidamente perceberá onde deve e onde não deve afiar as unhas.

LEMBRE-SE: REMOVER AS UNHAS DO SEU GATO NÃO É UMA BOA SOLUÇÃO.