sexta-feira, 19 de abril de 2013

DISTINGUIR O SEXO DOS GATINHOS BEBÊS


Distinguir o sexo de um gatinho bebê nem sempre é fácil, especialmente se não tivermos qualquer ponto de referência. No entanto, há algumas diferenças entre os machos e as fêmeas, mesmo recém nascidos, que podem ajudar a distinguir o sexo dos gatinhos.
Observando os órgãos genitais destes gatinhos bebês com cerca de 3 semanas de idade, podemos visualizar as diferenças:



Esta imagem corresponde a um gatinho bebê macho. Na imagem, é possível visualizar o escroto, onde se localizam os testículos, logo abaixo do ânus. Nesta idade, ainda não se encontram desenvolvidos. O espaço entre o ânus e o pênis é significativamente maior que entre o ânus a e vulva nas fêmeas. Por norma, o feitio do orifício do pênis assemelha-se a um ponto.




Esta imagem corresponde a uma gatinha bebê fêmea. Como podemos observar, o espaço entre o ânus e a vulva é bastante mais pequeno do que o espaço que observamos no macho. Por norma, o feitio do orifício da vulva é mais comprido e assemelha-se a um tracinho, ou a uma vírgula.

Ocasionalmente, a cor da pelagem pode dar indicações sobre o sexo do gato.
Os animais com 3 cores (preto, branco e laranja), denominados tartarugas tricolores, são quase sempre fêmeas (99% dos casos).



Por outro lado, os gatos amarelos são maioritariamente machos. Apesar disso, existe a probabilidade de serem fêmeas, não sendo este o melhor método para distinguir o sexo dos gatos.


COMO SABER A IDADE DO SEU CÃO EM RELAÇÃO AO HOMEM


Muitas pessoas pensam que os cachorros envelhecem 07 anos para cada ano humano, mas esta comparação do envelhecimento entre os cães varia de acordo com a idade e com o porte do animal.

Todos os cachorros envelhecem muito mais rápido nos primeiros 02 anos de vida , em média o equivalemnte a 16 anos no primeiro ano e completando a idade de 24 anos no seu segundo aniversário. 

A partir do terceiro ano esta contagem varia de acordo com o tamanho do animal, para raças pequenas e médias, o cão envelhece 05 anos civis para cada ano canino. Para as raças grandes 06 anos para cada ano civil e, por fim, as raças gigantes envelhecem 07 anos para cada ano humano.

Como descobrir a idade de um cão adotado ou cão de rua?
  
Existem algumas dicas que ajudam as pessoas a identificarem a idade dos cães:
Dentes: o cachorro faz a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes no 7º mês. Um cachorro com dentes brancos e limpos provavelmente posssui 01 ano ou menos de vida. Apartir do segundo ano os dentes do cão tendem a ficar amarelados Se perceber que além de amarelados, os dentes possuem tártaros, então a idade pode estar entre 3 e 5 anos. Agora se o cão estiver faltando dentes é bem provavel que ele já seja um idoso.

Pelagem: os cachorros jovens apresentam pelos mais finos e macios enquanto os cães adultos apresentam pelagem mais grossa e oleosa e os cachorros mais velhos apresentam manchas brancas em sua pelagem e, principalmente, em volta do focinho.

Tabela de comparação de idade canina com idade humana



A DENTIÇÃO DOS GATOS






Tal como acontece nos humanos, os gatinhos nascem sem dentes. Apresentam apenas uma gengiva rosadinha e tenra, de modo a poderem mamar sem ferir as maminhas das mães. Se isto acontecesse, as feridas poderiam impedir que os gatinhos mamassem, o que levaria à sua morte por subnutrição. Também como nos humanos, os gatos apresentam duas dentições: a de leite e a definitiva.

A dentição de leite (também denominada de láctea ou decidual) começa a nascer quando os gatinhos têm cerca de duas semanas de idade, mas cada gatinho tem o seu ritmo de desenvolvimento. A partir desta altura, os gatinhos começam a deixar de mamar e passam a poder consumir alimentos sólidos, que devem ser introduzidos gradualmente. Ao fim do primeiro mês de vida, já quase todos os dentinhos irromperam e os últimos devem nascer até às 6 semanas de idade. São pequenos, mas bastante afiados e resistentes e devem totalizar 26 dentes: 12 pequenos incisivos (6 em baixo e 6 em cima), 4 caninos afiados (2 em baixo e 2 em cima) e 10 pré molares (4 em baixo e 6 em cima).

A dentição definitiva (ou adulta) começa a irromper por volta dos cinco meses de idade. É composta por 30 dentes, mais 4 molares (2 em baixo e 2 em cima) do que na dentição de leite.
A fase de transição deve ser acompanhada pelos donos dos bichanos, visto que pode acontecer que os dentes, especialmente os caninos, se sobreponham, o que pode originar inflamação das gengivas e dores.
Normalmente os donos não se apercebem desta transição, pois muitas vezes os animais engolem os dentes. No entanto, isto não lhes é prejudicial.




Cuidados com os dentes

O cuidado com os dentes é essencial para preservar a boa saúde do seu gato. O gato com problemas dentários apresenta perda de apetite, uma vez que tem dores ao comer. Tártaro, doença periodontal, desgaste do esmalte, perda de dentes e úlceras na boca são geralmente os maiores problemas que surgem na boca do gato e são também causadores de mau hálito. Os gatos com uma dentição em más condições podem babar-se ou deixar cair comida enquanto mastigam.

Para evitar que o seu bichano desenvolva qualquer um destes problemas, há certos cuidados que pode ter, apesar de que nem todas as situações conseguem ser evitadas. Como acontece com a maior parte das doenças, o melhor é mesmo a prevenção.
Para melhorar a saúde oral do seu gato, pode lavar-lhe os dentes com escovas e pastas próprias para felinos. Nunca use uma pasta de dentes para pessoas! Esta é prejudicial para a saúde do gato!
Pode comprar este tipo de artigos em lojas próprias para animais ou até em clínicas veterinárias.

O tipo de alimentação também é determinante para a saúde oral do seu bichano. Um gato que se alimente de carne terá mais tendência a ter mau hálito. Deverá alimentar o seu gato com ração seca, que ajuda a que a placa bacteriana não se instale com tanta facilidade. Há ração seca própria para ajudar a combater esta placa bacteriana, que é estaladiça mas esponjosa, actuando quase como uma escova de dentes. No entanto, se o seu gato não tem o hábito de mastigar bem a comida, esta não será a melhor solução...
Existem produtos feitos à base de substâncias enzimáticas que também ajudam a combater a placa bacteriana e que normalmente são bem aceites pelos nossos amigos felinos. São muito apetecíveis e podem ser vistos como recompensa, pelo que são uma boa solução. São vendidos em lojas próprias para animais ou em supermercados sob a forma de biscoitinhos, rebuçados ou até mesmo pasta em gel.
Há também aditivos para dissolver na água que ajudam a combater a placa bacteriana e evita que as bactérias da boca se multipliquem. Estes aditivos, no entanto, não deverão ter odor ou sabor, pois o gato pode recusar-se a beber a água e provocar desidratação.
Seja qual for a forma que encontre para combater estes problemas, mantenha sempre a saúde oral do seu bichano sob vigilância.



DICAS DE CESAR MILLAN - COMO ACERTAR NUMA ADOÇÃO






Esse texto é um apanhado de dicas dadas em entrevistas sobre adotar um cão pelo " Encantador de Cães" Cesar Millan


Adotar um cão é uma decisão que deve ser feita com cuidado e deliberação. Um cão não é um brinquedo ou um acessório de vestuário, é uma criatura viva. A decisão de adotar um cão deve ser tratada com a mesma atenção cuidadosa que você teria se tivesse de decidir onde viver, ter filhos, ou se quer ou não se casar.

Muitas vezes, as pessoas adotam um cão, porque é "bonito" , "moda" ou ficaram com peninha e não com base nos méritos de seu comportamento e níveis de energia. Nestas situações, o cão pode ser devolvido para o abrigo, canil, e cada retorno é uma marca negra no registro do animal. Ele sugere que o cão é não-adotável, e quanto mais vezes um cão é devolvido, o mais provável é que,venha a ser sacrificados (no caso dos CCZ e canis públicos).
Não se apaixone pela fofurice e sim pela beleza interior.
"É como entrar numa relação porque a pessoa é muito bonita. Vai dar em divórcio!".

Escolha o tipo de cão que tem mais a ver com você, mas pela energia e não raça.

“Basta encontrar um cão com a energia certa. Uma pessoa que gosta de caminhadas enérgicas e trilhas provavelmente vai se dar bem com um cão maior, de energia alta, enquanto alguém que prefere passear sem pressa pode se dar melhor com um cachorro mais calmo. Tenha em mente que a raça não é tudo. Cada cão nasce com um nível de energia – muito alto, alto, médio ou baixo.

Se você decidir começar a olhar abrigos e cães de resgate, tenha em mente que um cachorro numa gaiola em um abrigo vai ser difícil de avaliar, em termos de seu nível de energia. Cães em gaiolas por qualquer período significativo de tempo pode ficar frustrado e irritado. Peça ajuda do tratador ou de um profissional ou alguém com alguma experiência para ajudar a medir os níveis de energia do cão de seu interesse.
Sinta-se a vontade para fazer perguntas, esses lugares tentarão encontrar o cão que melhor se adapte para que não haja frustração e uma eventual devolução do animal.

“Passe um tempo com o cão que você está pensando em adotar e observe se o nível de energia natural dele é compatível com o estilo de vida de sua família”.



Levou um filhote para casa? Como lidar com ele?
Não fique carregando e abraçando o tempo todo o filhote.
"Isso é antinatural para um cachorro. Você passa uma mensagem errada de que a vida dele será assim, grudado com você, sempre".
O filhote precisa entender regras e limites.

"A mãe diz ao filhote quando é hora de ser amamentado. Se não é hora, ela morde. Então, tem que se criar regras claras e respeitá-las".
Como ser um líder de matilha desde o início.
“O treinamento que você faz nos primeiros meses da vida de um filhote de cachorro é muito importante para um relacionamento bem sucedido nos próximos anos”.

Filhote precisa de uma vida estruturada.
“A partir do momento em que nasce ele procura os limites e quer aprender o que deve e o que não deve fazer. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis em afirmar a autoridade sobre seus cães e vão dizer coisas como ‘meu bebê tem apenas dois meses de idade! Como eu posso dar uma estrutura e regras para ele? ‘ Mas os cães, como todos os animais sociais, precisam de estrutura em suas vidas. Eles precisam sentir um senso de direção e estabilidade”.
É preciso entender a psicologia canina.

“Muitas pessoas cometem o erro de pensar em seus cães como seres humanos com casacos de pêlos. Os cães têm necessidades e desejos diferentes dos nossos. Eles interpretam o mundo de maneira diferente. Para compreender a psicologia canina é preciso entender essas diferenças e tratar seu cachorro como um cachorro!”.

O filhote não deve caminhar livremente pela casa quando você não estiver por perto.

”Pelo menos até ele saber onde pode e não pode entrar e mexer. Quando isso acontecer, deixe-o no local reservado a ele. Cachorro não precisa de espaço (mas também não o deixe confinado), desde que o dono o faça se exercitar e gastar as energias”.

Reserve um espaço para o cão.
“O cão deve ter um espaço que seja só dele! Não muito grande, mas que seja confortável e aconchegante para ele”. Dar a seu filhote brinquedos adequados para roer e se entreter é fundamental para que não use objetos da casa com essa finalidade.

Procure manter uma rotina com horários regulares para alimentá-lo, levá-lo para sair e fazer suas necessidades mantenha sua posição de liderança (andando sempre na frente) não deixe que passe pelas portas antes de você, nas caminhadas não deixe que ande livremente a sua frente puxando a guia...
Um dos pilares da boa saúde de seu cachorro é o cuidado veterinário regular. É crucial que o seu cachorro mantenha uma dieta nutricional e exercício de rotina para se manter saudável e equilibrada. Antes de iniciar um programa de atividades físicas se informe com seu veterinário sobre problemas de longo prazo como do desenvolvimento dos ossos, parvovírus, etc

Fontes pesquisadas:
http://www.cesarsway.com/tips/basics/starting-your-puppy-off-right
http://www.cesarsway.com/tips/yournewdog/finding-a-dog-with-the-right-energy
http://www.petclube.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=434:super-pitbull&catid=1:novo-conceito-em-noticias-petclube&Itemid=28

SOBRE A FUNDAÇÃO CESAR MILLAN

A Fundação Cesar Millan oferece apoio financeiro para ajudar abrigos e organizações sem fins lucrativos que resgatam, reabilitação e realojamento cães abandonadas e maltratadas. A Fundação também financia programas que promovem a esterilização e castração para ajudar a reduzir a superpopulação cão. O Cesar Millan Foundation dá preferência às organizações que não praticam eutanásia em animais saudáveis. Oferece também programas específicos para ajudar a nutrir relacionamentos saudáveis ​​ao longo da vida entre pessoas e cães. (http://www.cesarsway.com/rescueandrehab/foundationnews/about-the-millan-foundation)

O PERIGO DA AUTO MEDICAMENTO NA VETERINÁRIA - REAÇÕES MEDICAMENTOSAS




Farmacodermia - Reação Medicamentosa

(Sinônimos: erupção por droga, dermatite medicamentosa, alergia a drogas)

Farmacodermia é o termo dado ao conjunto de reações causadas por determinadas drogas, ou seja, é qualquer resposta nociva e inesperada a um medicamento, que pode ocorrer em doses usadas para profilaxia (prevenção), diagnostico ou tratamento.

Existem 2 tipos de reações:

Reações do tipo A: são respostas farmacológicas ou tóxicas esperadas a um fármaco, porém exageradas e que pode manifestar-se como exacerbação da resposta pretendida ou uma resposta secundária que interfira em um órgão que não o órgão-alvo, mas que era previsível com base na farmacologia da droga e resposta toxica. Tem a ver com a eliminação da droga, que causa concentrações mais altas do princípio ativo em consequencia por exemplo a uma insuficiência orgânica ou ligação reduzida a proteínas  Tais reações em geral são doses dependentes e evitáveis.

Muitos fatores modificam os efeitos dos fármacos, alguns resultam de diferenças quantitativas do efeito da droga e podem impedir seu uso seguro no animal outros podem produzir uma alteração exagerada dos efeitos usuais da droga. Fatores que influenciam reações do tipo A: tamanho corporal e % de gordura, idade, sexo, patologia de base, interações medicamentosas e espécie (cães e gatos tem metabolismos diferentes com relação a algumas drogas. Gatos tem uma velocidade mais lenta de metabolismo pra muitos princípios ativos).

Reações do tipo B: são respostas inesperadas ou aberrantes que não estão relacionadas ao efeito farmacológico da droga. Não são dose dependentes e são imprevisíveis ou idiossincráticas e portando dificies de evitar. Neste tipo incluem as reações alérgicas, efeitos tóxicos diretos sobre os órgãos  que estão associados as ações ou respostas aberrantes de diferentes tipos.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

CARTA DE UMA PATROA A SUA EMPREGA DOMÉSTICA


Prezada empregada doméstica,


Quero cumprimentá-la porque, finalmente, a sua classe passou a ter os mesmos direitos do restante dos trabalhadores do nosso país. Agora as suas horas extras serão remuneradas, você terá direito ao FGTS, seguro desemprego, intervalo na jornada de trabalho e mais uma série de benefícios. Parabéns pela conquista!!!

Mas, posso informar-lhe que, para mim, pouca coisa mudará... Afinal estou acostumada ao dia a dia do mercado de trabalho e, com certeza, saberei me adaptar rapidamente às novas regras. Apertando um pouco mais o orçamento, conseguirei pagar todos os ônus da nova lei, porém me preocupo com o novo tratamento que terei de dar a você, pois “para todo bônus, o seu ônus”.

Você será reconhecida por mim, financeiramente, mas precisará comprovar-me que está apta a ser tratada como profissional. Adeus às velhas desculpas de que o ônibus atrasou... Agora tenho que registrar sua entrada e sua saída, para computar as horas extras a que você tenha direito...

Não me peça para não descontar suas faltas! Inevitavelmente terei que contribuir para um fundo de garantia por seu tempo de serviço [FGTS] e, por isso, você precisa vir trabalhar.

Lembre-se, também, que não aceitarei as desculpas de que você não sabe cozinhar, passar, lavar roupas, pois estas aptidões são necessárias para o seu trabalho. Siga as minhas orientações e cumpra as minhas determinações.

Para atender às necessidades do meu lar, tal como acontece nas empresas (veja o comércio), busque a capacitação e a reciclagem, esteja atenta às boas relações interpessoais, para que eu possa honrar com prazer os seus direitos ora adquiridos.

Não vale mais ser doméstica e estudar datilografia (ah! Isso era antigamente, agora é informática...), ou passar horas mexendo e aprendendo tudo do celular ou ouvindo raidinho sem se importar em esmerar-se para atender às necessidades do meu lar, pois isso é o que o seu emprego requer!Deixe o lazer para o período de descanso...

Você alcançou uma posição privilegiada, é uma profissional com todos os direitos da Consolidação das Leis do Trabalho, igual a qualquer empregado de uma empresa, embora o meu lar e a minha família não se enquadrem nessa categoria e não tenham fins lucrativos. Portanto, acostume-se a ser advertida, afinal tarefas não realizadas contarão também para demissão por justa causa.

Prejuízos ocasionados pela má utilização dos pertences de minha residência [seu local de trabalho], serão tratados como patrimônio, que você terá obrigação de zelar e ressarcir-me, caso venha a danificá-lo. E isso inclui as minhas roupas que você costuma manchar ao lavar e/ou queimar ao passar. Mas não se preocupe, quando eu fizer a reposição do item por outro igual, apresentarei o cupom fiscal a você.

Sentirei no bolso, é verdade, mas a grande privilegiada será você, pois até que enfim alguém pensou em sua classe, no seu crescimento pessoal e profissional, espero que com a aquisição de todos esses benefícios você consiga manter-se no mercado de trabalho, buscando sempre o aprimoramento profissional.

Espero, ainda, que esse pouco dinheiro que chegará às suas mãos, uma vez que grande parte dele vai mesmo ficar para o governo, lhe dê condições de sustentar a sua família, pagar os cursos que você precisa fazer e ainda assim ser a amiga e companheira que nos auxilia ao longo de nossas vidas.

Atentando para tudo isso, nossa relação de amizade não sofrerá a menor mudança. Respeito o seu trabalho, preciso de sua ajuda em meu lar e confio no seu potencial. Por isso, espero que essa nova lei seja um marco para nós duas.

Um abraço e muito sucesso para você!
Sua patroa.



terça-feira, 16 de abril de 2013

MONIQUE TACIANE: PROTETORA DE ANIMAIS, PROTETORA DA VIDA

Na primeira entrevista do Blog vamos falar de protetores independentes, e a entrevistada é a protetora Monique Taciane que vem fazendo um trabalho pioneiro aqui em Maceió-AL





BDGLO: MONIQUE COMO TUDO COMEÇOU? VOCÊ AINDA LEMBRA DO SEU PRIMEIRO RESGATE?

MONIQUE TACIANE: RESGATE- ATO DE RESGATAR, bom meu primeiro resgate, eu tava voltando da escola, acho que tava na 4ª ou 5ª serie, eu morava no medeiros neto no tabuleiro, e voltada da escola a pé, achei uma gatinha a XUXA bastante magra, miando sem parar, peguei no braço e coloquei no prédio que morava. O alimentava todos os dias com leite e um pouco de mel, ela cresceu e se tornou mãe. sempre paria, como naquela época não existia castração, o jeito era cuidar dos bichanos, até que um dia ela sumiu.  Quando morava com meus pais no pinheiro, eu tinha vários animais, 8 gatos, 5 cães,  1 papagaio, 4 galinhas, 1 peru, 1 coelho, 2 hamsters, 8 periquitos, e ainda alimentava a cadelinha PAOLA na porta, que era minha, mas infelizmente minha mãe não deixava eu pegar animal nenhum mais, todos os gatos vieram da rua, a TIANA, frajola, pandora etc. Minha mãe deu graças a Deus quando casei e fui morar num apto.  Meus pais nunca tiveram condições de bancar contas altas de veterinários, então eu cuidava do jeito que sabia, com pomadas humanas, vinagre, soro caseiro, e bastante comida fígado, carne moída etc.
Meu primeiro resgate na internet foi em 2006, que foi postado foi o da gatinha vitória que foi atropelada e não andava, como seu tratamento era caro, eu postava as coisas no orkut e pedia ajuda de medicação, ração e fraldas porque ela usava fraldas, foi assim que fiquei com um publico fiel que hoje me acompanha no facebook. 











BDGLO: QUAL O APOIO QUE VOCÊ TEM NOS RESGATES?
MONIQUE TACIANE : O apoio maior vem do facebook, das pessoas antigas que me ajudavam em 2006 com a gatinha vitória, de algumas clinicas parceiras e de Deus..Pois sempre que me vejo aperreada e cheia de dividas peço ajuda a ELE.



BDGLO: VOCÊ JÁ TEVE MEDO EM RESGATAR UM ANIMAL DE RUA?
MONIQUE TACIANE: Não, nunca, sempre peguei todos que vi..nem que mordessem. Hoje já tomo algumas precauções, como o uso de focinheiras, cambão, luvas etc.

BDGLO: QUANTOS ANIMAIS ATÉ HOJE VOCÊ JÁ RESGATOU E ENCAMINHOU PARA ADOÇÃO?
MONIQUE TACIANE: Em torno de 300 animais ao longo de toda a minha vida.

BDGLO: COMO VOCÊ FAZ PARA CONSEGUIR RECURSOS PARA CONTINUAR OS RESGATES E TRATAMENTOS DESSE S ANIMAIS?


MONIQUE TACIANE: Faço rifas, bazar, posto na internet, faço leilão, vendo camisas, agendas e qualquer item que me doarem eu vendo, como perfumes,cosméticos, aparelhos eletrônicos, roupas entre outros. 





BDGLO: ALGUNS DE SEUS ANIMAIS RESGATADOS ESTÃO EM LAR TEMPORÁRIO, QUE TIPO DE PRODUTOS E MATERIAIS VOCÊ PRECISA PARA MANTER OS MESMOS NESSAS CASAS?


MONIQUE TACIANE: SIM..tenho em lares temporários 9 animais, preciso de ração, produtos de limpeza(agua sanitária, sabão em pó e desinfetante) e em alguns ajuda financeira pois a maioria das pessoas cobram pois requer muito trabalho e paciência. 


BDGLO: QUE TIPO DE MEDICAMENTOS VOCÊ MAIS PRECISA PARA OS ANIMAIS INTERNADOS NAS CLINICAS?
MONIQUE TACIANE: Doxiciclina, Hemolitan, Promundog, Meloxican, Metacell, Shampoo Cetoconazol, Shampoo Peroxyl, Cetoprofeno, Label, Legalon, , Doxiciclina, Doxiciclina e Doxiciclina (RSRSRS)

BDGLO: QUAIS AS CLINICAS HOJE EM MACEIÓ QUE RECEBEM E TRATAM OS SEUS ANIMAIS RESGATADOS?
MONIQUE TACIANE: Clinica Veterinária Animais.Com, Clinica Veterinária Quatro Patas, Clinica veterinária Mister Dog  e Clinica Veterinária Gruta de Lourdes.


BDGLO: TODOS OS ANIMAIS RESGATADOS SÃO CASTRADOS?
MONIQUE TACIANE: Todos! cães e gatos, machos e fêmeas.

BDGLO: MONIQUE VOCÊ TEM ALGUM SONHO? ATÉ ONDE VOCÊ QUER CHEGAR COM ESTE TRABALHO PIONEIRO AQUI EM MACEIÓ?
MONIQUE TACIANE: Tenho um sonho:  Não ver animal nenhum sofrendo e ajudar a todos que cruzar meu caminho.





BDGLO: MONIQUE, DÁ PRA CONCILIAR AJUDAR OS ANIMAIS E TRABALHO? QUAL SUA PROFISSÃO?
MONIQUE TACIANE: DÁ SIM, sou comerciante autônoma (vendo roupas) e sou estudante de serviço social. Então dá pra conciliar os horários e as pessoas que ajudam ainda se tornam clientes. =)



QUEM QUISER AJUDAR ESTE TRABALHO A CONTINUAR FIRME E FORTE, PODE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NAS CLÍNICAS ENVOLVIDAS OU NAS CONTAS BANCÁRIAS:

BANCO ITAU: 

MONIQUE TACIANE O. DA SILVA
AG: 1465 
C/C -26306-7    

BANCO DO BRASIL:

EVA LIMA
AG: 5726-6
C/C 16-625-1    

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:

 MARIA ZULEIDE O DA SILVA
 AG: 2392
 OPERAÇÃO: 013
 CONTA POUPANÇA: 10820-0 


acompanhe também o trabalho da Monique Taciane pelo seu facebook: 

https://www.facebook.com/monique.taciane?fref=ts


Um trabalho realmente pioneiro de muito amor e dedicação, um exemplo a seguir e digno de toda ajuda possível, PARABÉNS!!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O VELHO CHICO ESTÁ MORRENDO


O rio São Francisco está secando. A construção de barragens, o desmatamento e a ausência de chuva na cabeceira do rio são as causas principais desta triste e funesta realidade. O Velho Chico está agonizando e prestes a morrer. A ponte que liga as cidades de Porto Real do Colégio (Alagoas) e Propriá (Sergipe) encontra-se completamente descoberta e denuncia o sério problema. A morte do rio significa que a nossa região será completamente castigada e muitas vidas serão também ceifadas. Toda a população ribeirinha e as populações dos municípios que são abastecidos com água vinda diretamente do nosso rio passarão por momentos terríveis de desolação. E mesmo diante de um quadro de extrema gravidade, o funesto Projeto de Transposição das Águas do rio São Francisco continua sendo executado. Tudo em nome da ambição insana de uma corrente de políticos corruptos e inescrupulosos que só pensam em cifras e não enxergam a um palmo a frente de seus narizes e, por isso, são incapazes de olhar para o futuro dos moradores ribeirinhos. E por serem dotados de monstruosa insensibilidade para com o rio da unidade nacional e seus moradores, eles continuam a dar sustentação a um projeto que em todos os seus aspectos representa a morte.

Sabemos através de reportagens que as futuras guerras entre as nações serão por causa da água, pois este líquido precioso está cada vez mais escasso no Planeta Terra. 
Lamento profundamente a tolerância dos moradores ribeirinhos para com essa casta de irresponsáveis que quer destruir o bem mais importante dos ribeirinhos – o Velho Chico. 
Bom mesmo seria que os moradores ribeirinhos, inspirados no imortalizado Antonio Conselheiro, se unissem e travassem uma luta armada em defesa da vida do Velho Chico. Destarte o povo seria ouvido e o nosso rio seria salvo. Chega de abuso de poder! Avante povo ribeirinho!!!

(Helio Silva Fialho)