segunda-feira, 15 de abril de 2013

O VELHO CHICO ESTÁ MORRENDO


O rio São Francisco está secando. A construção de barragens, o desmatamento e a ausência de chuva na cabeceira do rio são as causas principais desta triste e funesta realidade. O Velho Chico está agonizando e prestes a morrer. A ponte que liga as cidades de Porto Real do Colégio (Alagoas) e Propriá (Sergipe) encontra-se completamente descoberta e denuncia o sério problema. A morte do rio significa que a nossa região será completamente castigada e muitas vidas serão também ceifadas. Toda a população ribeirinha e as populações dos municípios que são abastecidos com água vinda diretamente do nosso rio passarão por momentos terríveis de desolação. E mesmo diante de um quadro de extrema gravidade, o funesto Projeto de Transposição das Águas do rio São Francisco continua sendo executado. Tudo em nome da ambição insana de uma corrente de políticos corruptos e inescrupulosos que só pensam em cifras e não enxergam a um palmo a frente de seus narizes e, por isso, são incapazes de olhar para o futuro dos moradores ribeirinhos. E por serem dotados de monstruosa insensibilidade para com o rio da unidade nacional e seus moradores, eles continuam a dar sustentação a um projeto que em todos os seus aspectos representa a morte.

Sabemos através de reportagens que as futuras guerras entre as nações serão por causa da água, pois este líquido precioso está cada vez mais escasso no Planeta Terra. 
Lamento profundamente a tolerância dos moradores ribeirinhos para com essa casta de irresponsáveis que quer destruir o bem mais importante dos ribeirinhos – o Velho Chico. 
Bom mesmo seria que os moradores ribeirinhos, inspirados no imortalizado Antonio Conselheiro, se unissem e travassem uma luta armada em defesa da vida do Velho Chico. Destarte o povo seria ouvido e o nosso rio seria salvo. Chega de abuso de poder! Avante povo ribeirinho!!!

(Helio Silva Fialho)



Nenhum comentário:

Postar um comentário