terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O tempo de vida dos cães.




As fases e as suas idades reais

Quando dizemos que os bichinhos de estimação são muito parecidos com os donos não estamos exagerando. Isso serve tanto para as manias quanto para a vida em geral. Muitos não sabem, mas assim como as pessoas, os cachorros possuem todas as fases de desenvolvimento: infância, adolescência, adulta e velhice e todas elas merecem uma atenção especial. Logo, é essencial que o dono do cão saiba diferenciar cada uma dessas etapas para proporcionar ao animal um tratamento mais adequado.

Muito possivelmente você já deve ter ouvido essa história: a cada um ano de vida de um ser humano é igual a sete anos da vida de um cachorro. No entanto, tal equivalência não é calculada exatamente dessa forma, até porque a fisiologia de um animal de pequeno porte é muito diferente se comparada com a de um pet de grande porte, por exemplo. Dessa maneira, é óbvio que a relação de vida entre pessoas e animais é completamente adversa e não pode ser feita em um cálculo simples como esse.

Para ter uma ideia de como essa conta não bate, um cachorrinho de pequeno porte, que tenha em média seis meses, pode ser comparado a um adolescente com 15 anos de idade. Com dois anos, a sua idade equivale a um adulto de 27 anos. Ao completar dez anos, o cachorro terá a idade de uma pessoa de 55 anos. Já aos 18 anos, o bichinho será comparado a um idoso de 90 anos.

Para os cães de médio porte o cálculo é outro, pois eles possuem uma expectativa de vida inferior aos de pequeno porte. Pegando como exemplo as mesmas idades citadas acima (seis meses, dois e dez anos) e colocando para os cães que são classificados como médio porte, as idades equivalentes para os humanos serão, respectivamente, oito, 23 e 75 anos. Agora a última idade, 18 anos, normalmente não é alcançada por um bichinho de médio porte. O máximo que ele chega é aos 14 anos caninos, que equivale a um velhinho de 95 anos.

Já os cachorros de grande porte possuem uma idade muito diferente do que os dois anteriores. Aos seis meses, eles equivalem a uma criança de oito anos. Mas, quando completam 12 anos caninos, é como se já tivessem 94 anos de um humano. E o que dizer dos cães gigantes, então? Nesse caso, a vida deles é ainda muito mais curta se comprada com os outros três tipos. Com seis meses eles já têm a idade de uma criança de 12 anos e com dez, os cachorros já possuem a idade de um idoso de 94 anos.