sábado, 7 de setembro de 2013

QUANDO REALIZAR E ÀS VANTAGENS DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL CANINA.


A Inseminação Artificial tem a finalidade de auxiliar aos cães que não conseguem de forma natural fazer à monta a se reproduzir. A necessidade do serviço se dar a partir da diferença de tamanho, peso, agressividade, falta de interesse do macho com a fêmea e vice-versa, conformação da raça, opção de manejo de canil e/ou proprietário e distância geográfica.
Muitos proprietários acreditam que o Dia ”D” de acasalar a cadela é quando ela se encontra no período do 9º ao 13º dia ou quando a cadela deixa de sangrar e com isso deveria aceitar o macho, onde acaba não aceitando. Mas a cadela tá no cio, e agora?!
O importante neste momento que pode existi casos de cadelas permite à monta fora do período do cio, como existe cadelas que aceitam com menos do 9º dia do cio em sua minoria, outras a partir do 10º ao 13º dia e outras após o 13º dia onde colocar a fêmea no período do 9º ao 13º dia pode levar a uma proporção de 40% de acerto apenas. Outro importante momento é que muitos proprietários acreditam que ao termino do sangramento (secreção sanguinolenta vaginal) à cadela se encontra no dia fértil pra poder acasalar, simples engano. Pois existem cadelas que apresentam ”cio silencioso” onde em hipótese nenhuma sangra, como também existem cadelas que sangram até alguns dias passado o cio.
Não podemos esquecer que existe o interesse entre eles, pois tanto a cadela como o macho pode não ocorrer a tão famosa ”química” fazendo com que não venha ter eficácia no acasalamento mesmo estando pronta pra ser acasalada. Outro fator é a questão de condições de estresse em que tanto o macho como à fêmea esteja sendo submetidos fazendo com que venha prejudicar o acasalamento.
 Também temos que levar em conta a idade, como por exemplo, macho jovem pode recusar a cobrir a fêmea ou fêmea mais velha se recursar a ser acasalada ou no caso delas serem dominantes e/ou a presença de machos dominantes onde também a idade na fêmea influência na quantidade filhotes. A partir destes fatores é de extrema importância para detecção do cio da cadela fazer o acompanhamento através da citologia vaginal e da dosagem hormonal de progesterona para que se possa diagnosticar se naquele período a cadela estaria apta a receber o macho ou não.
Para que venha realizar a inseminação artificial é preciso que a fêmea esteja no cio onde este momento é diagnosticado através de sinais clínicos, sintomas, vaginoscopia ou videovaginoscopia, ultrassonografia dos ovários, citologia vaginal e dosagens hormonais. Com isso, é feita a colheita do sêmen do macho manualmente, analisado e imediatamente introduzido na fêmea. Após a introdução do sêmen se coloca à fêmea com os posteriores levantados no período de 15 minutos. A chance de sucesso é de 90% na maioria dos procedimentos.
As vantagens da inseminação artificial é que podemos ter uma quantidade um pouco maior de filhotes do que o normal, isso também vai depender da conformação dos pais, propicia uma segurança de manejo sanitário do canil como também na saúde da cadela, podemos também programar a data do nascimento dos filhotes.
Nas cadelas a gestação tem em média uma duração de 60 dias, a partir dos 30 dias após a cobertura ou após a inseminação artificial se faz exame de ultrassonografia pra que possamos diagnosticar gestação e é a partir deste momento que devemos ter cuidados específicos com a fêmea até o momento do parto. E a partir do 45º dia de gestação realizamos o exame radiográfico para que possamos identificar o número de fetos na cadela gestante para que possa aguardar com tranquilidade o dia do parto. Lembrando que é de extrema importância a realização dos exames de ultrassonografia e radiográfico para que evitemos ter eventualidades no período da gestação e durante o parto, sempre realize o acompanhamento com o Médico Veterinário onde ele é o único profissional capaz de lhe auxiliar nos cuidados de seu pet. 
É bom deixar bem claro para que possamos ter um serviço de qualidade é de extrema importância fazer com médico veterinário qualificado que venha utilizar luvas, seringas, pipetas, tubos de coleta descartáveis e funil higienizado, para melhor segurança e higiene para os animais.


Méd. Vet. Dawys Elisio de Oliveira Peroba
 CRMV/AL Nº 504
Responsável Técnico do Serviço de Inseminação Artificial – INSEMINAPET
inseminapet@hotmail.com Fone: 082-9942-5653