quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Por que os cães gostam de se esfregar no chão ou na grana?

Toda pessoa que tem um cachorro já deve ter passado por um momento semelhante: você acabou de dar um banho no seu pet, ele está todo cheirosinho e limpinho e quando ele se dá por conta que está livre acaba se atirando na primeira grama ou areia disponível e rola com vontade.
Muitas vezes não precisa nem ter saído do banho, basta sair com o animal para dar uma volta e eles começam a se deitar e rolar na rua. Mas, afinal de contas o que este comportamento significa? Na verdade os pesquisadores e veterinários possuem algumas explicações para o fato. Conheça algumas delas.

Limpando os dentes

Dizem que o osso é a escova de dentes do cão. De certa fora isso não deixa de ser uma verdade, já que os cães costumam roer ossos para conseguir manter os seus dentes limpos, além de evitar que eles cresçam demais. Mas em alguns casos os animais acabam não tendo um osso disponível, e isso faz com que ele procure uma outra forma de aliviar o incomodo de ter comida ou sujeira presa nos dentes.

Uma forma encontrada é esfregar o focinho em plantas ou na grama. Desta forma, ele consegue muitas vezes eliminar o problema rapidamente.

Se livrando das coceiras

Uma outra explicação encontrada pelos pesquisadores para o fatos deles rolarem na grama ou na areia é para conseguir se livrar de coceiras que estejam incomodando muito, especialmente na parte de cima. A areia acaba sendo preferida pelos cães porque acaba passando um alivio mais rapidamente devido aos grãos.
Muitas vezes eles acabam fazendo isso depois do banho porque determinados produtos de limpeza acabam despertando alergias nos animais.

Cheiro selvagem

Um dos motivos que também podem levar o cão a ter este tipo de comportamento pode estar relacionado diretamente a uma herança do passado. Segundo alguns pesquisadores, os lobos tinham o hábito de rolar o seu corpo em carniça e excrementos como forma de disfarçar o seu cheiro característico e assim ter mais chances de conseguir se camuflar e se esconder das suas presas. 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Saiba mais sobre Vitaminas para cães

De tempos em tempos os humanos fazem uma verdadeira varredura no seu organismo para saber se tudo está em ordem com a sua saúde. E é muito comum que algumas vitaminas que são consideradas essenciais para a vida de qualquer pessoa estejam faltando, porque nem sempre é possível ter uma alimentação completamente balanceada a ponto de ingerirmos todas as vitaminas que realmente precisamos.






Cachorros também precisam de vitaminas. As mesmas devem estar presentes na alimentação diária do seu cão, já que as visitas dos animais no veterinário são mais raras do que as visitas dos humanos aos consultórios médicos.
Mas para aqueles donos que realmente se preocupam com a saúde do seu cão e que preferem a prevenção do que o tratamento das doenças quando surgem, nem sempre apenas dar ração para os animais garante que todas as vitaminas necessárias estão sendo ingeridas.
Portanto, é fundamental que as pessoas saibam quais são as vitaminas que os cães realmente precisam:

Tabela de vitaminas dos cães

Confira quais são as 13 vitaminas que o organismo do cão realmente precisa para funcionar de forma correta e saudável. 
Tipo de vitaminaOnde é encontradaFunção
Vitamina AÓleos de fígado de peixe, em fígado e em ovos
É importante para uma boa visão, ajuda no crescimento e na resistência a doenças.
Vitamina B1Cereais, em farelos e em levedura
Contribui para o metabolismo energético e funcionamento do sistema nervoso.
Vitamina B2Cereais, de leite e de levedura
Ajuda no metabolismo dos aminoácidos e das gorduras.
Vitamina B3Leveduras e em fígados
Serve para melhorar o metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina.
Vitamina B4Ingredientes naturais
Contribui para o metabolismo das gorduras e fornece uma proteção maior ao fígado.
Vitamina B5Fígado, peixes, laticínios e arroz
Ajuda na integridade dos tecidos.
Vitamina B6cereais, leite, peixe e leveduraEssa vitamina serve para contribuir com o metabolismo das proteínas, das gorduras, dos glicídios e do ferro.
Vitamina B12Fontes de ferro, em peixes e em laticínios
Ajuda no metabolismo das proteínas e na síntese da hemoglobina.
Vitamina Dóleo de fígado de peixe e ovosAjuda no equilíbrio do metabolismo fosfocálcio e melhora significativamente a absorção de cálcio por parte do organismo.
Vitamina Eleite e ovos
Serve como antioxidante, além de prevenir a patologia muscular.
Vitamina HLeveduras e Ingredientes Naturais
Colabora no metabolismo dos glicídios, na integridade dos tecidos, no metabolismo de lipídios e de protídeos.
Vitamina Kpeixe, fígados e grãos
Aumenta a produção de fatores de coagulação.
Vitamina PPcereais, leveduras, peixes e ovos
Essa vitamina ajuda a manter e melhorar a integridade dos tecidos.

Suplementos de vitaminas

É importante que os donos levem o seus cães ao veterinário para que se faça uma avaliação se existe a falta de algum tipo de vitamina no organismo dele. No caso de estar faltando alguma coisa, os suplementos poderão ser utilizados. É importante que os donos consigam um equilíbrio na quantidade de vitaminas que será oferecida para o cão, já que vitaminas em excesso também podem causar uma série de problemas.
Na hora de escolher o tipo de vitaminas que serão dadas para o cão, a dica é sempre preferir as naturais em detrimento das sintéticas. As últimas podem ser utilizadas para dar um ganho de vitaminas mais rápido, nos casos onde a saúde do animal está prejudicada em virtude da falta de determinado nutriente. Mas no longo prazo as vitaminas naturais são mais eficientes. 

Os piores alimentos para os cães.

Muitas vezes a vontade de dar alguma comida que estamos comendo para o cachorro que está do nosso lado com aquela cara de pidão é maior do que a nossa capacidade de raciocinar e pensar sobre aquele ato. Mas o fato é que nenhuma comida de humano é indicada para os cachorros, especialmente as industrializadas de alguma forma.



Apesar do seu sabor, que não chama a atenção apenas das pessoas mas também dos animais domésticos, muitos são os alimentos que podem fazer muito mal para o cão, a ponto de mandar eles diretamente para o hospital veterinário.
Confira alguns dos alimentos mais perigosos para o seu cachorro e evite ao máximo dar eles para o seu pet.

Abacate, pêssegos e ameixas

Nem sempre o fato de ser uma fruta significa fazer bem para qualquer animal, este é o caso do abacate, do pêssego e também das ameixas. O cachorro deve ficar longe o máximo possível destas frutas porque as três contam com componentes. A primeira afeta principalmente a saúde do coração, enquanto que as outras duas possuem caroços que podem facilmente fazer com que os cães se engasguem.

Chocolate

O doce pode ser tentador não apenas para os humanos, mas também para os cães. O fato é que estes doces podem realmente fazer muito mal para a saúde dos nossos pets. O chocolate quando ingerido pelos cachorros pode facilmente causar algumas doenças sérias e preocupantes, até mesmo convulsões.

Alho

Este tempero é extremamente recomendado para a saúde das pessoas, sendo um dos mais utilizados nos preparos dos alimentos. Mas no caso dos cachorros o alho realmente pode fazer muito mal. Por isso, evite ao máximo que ele seja colocado na alimentação do cão. O principal problema causado pelo alho são os danos causados nas células vermelhas, o que pode causar anemia.

Massa do Pão

O pão em si já causa alguns problemas de saúde nos animais, mas quando ela é consumida pelo cão na sua forma crua os danos são ainda piores. Isso porque todo o processo de fermentação do pão acontece dentro do organismo do animal, o que causa um processo muito parecido com o que os veterinários chamam de envenenamento alcoólico. Isso pode causar no cachorro problemas relacionados a vômitos, diarreias, letargia, desorientação, dentre outros problemas.

Cebola

A cebola também pode causar problemas muito semelhantes com os que surgem com o alho. Ela também causa sérios danos as células vermelhas do sangue do animal, que por sua vez pode ser a responsável por anemia e também por outros problemas relacionados a fraqueza dos animais.