sábado, 16 de março de 2013

MÉDICO VETERINÁRIO TAMBÉM CUIDA DE GENTE.




☑ Compartilhe para que as pessoas saibam disso :)

☑ Os Médicos Veterinários estão diretamente ligados a saúde do homem. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, além de participarem de atividades ligadas à saúde pública, como estudos e pesquisas de novas vacinas para o tratamento e erradicação de doenças causadas pelos animais.

☑ A ciência vai muito além do atendimento aos animais. Inspeção de alimentos, desenvolvimento de vacinas e medicamentos, agronegócio e gestão sustentável também são áreas de atuação.

☑ No campo ou na cidade, em clínicas, laboratórios, fazendas ou zoológicos, os veterinários sempre estão presentes, fazendo o atendimento clínico e cirúrgico, eles se dedicam aos animais de pequeno porte (cães e gatos). Porém, são eles também que atendem os de produção (aves, bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos) e os silvestres (de cativeiro ou de vida livre).

✔ Médico Veterinário é tudo isso e muito mais!
Esse profissional, além de ser o médico do seu animal, tem que ser, também, o dentista, o fisioterapeuta, o nutricionista, anestesista, enfermeiro, fonoaudiologo...
 


CICLO DE CARRAPATOS E PULGAS


Boa-tarde pessoal, a ilustração abaixo mostra que quando nos deparamos com pulgas em nossos fiéis amigos, o grande problema está no ambiente que ele habita. Nós observamos apenas 5% das pulgas nos animais, os 95% estão no ambiente sob as formas de ovos, larvas e pupas.

Os principais problemas causados por pulgas em cães e gatos são dermatite alérgica pela picada da pulga, transmissão do verme Dipylidium caninum e do parasita sanguíneo mycoplasma haemofelis.

O tratamento deve ser realizado no ambiente e nos animais. Converse com o médico veterinário de confiança de vocês sobre os produtos mais adequados para cada situação.



LEISHMANIOSE


LEISHMANIOSE: Prevenção é sinônimo de posse responsável.

Sacrifício de cães e controle de Leishmaniose não combinam. O controle do mosquito transmissor deveria ser prioridade de qualquer cidade onde os indíces da doença só tende há aumentar a cada ano.

Chegar de tampar o sol com a peneira, tratamento já existem e precisam ser discutidos e debatidos para que cães e seu donos sigam uma vida feliz.











GRAVIDEZ DE CÃES E GATOS


Gravidez de cães e gatos requerem cuidados especiais.

“A alimentação deve ser especial nesse período”, afirma a veterinária clínica Angélica Neves. O cuidado com o alimento vai garantir a vida dos filhotes nos primeiros dias de vida, através da amamentação. As rações devem ser substituídas. “Deve-se dar à fêmea uma ração própria para filhotes, pois há uma quantidade maior de proteínas e vitaminas”, explica a veterinária.

O acompanhamento por um veterinário também é indispensável, bem como a realização de exames pré-natal. “Alguns donos nem notam quando a cadela está grávida. Quando vão perceber, ela já está prestes a parir. Por isso é importante que se fique atento porque a fêmea corre o risco de ter uma eclâmpsia ou hipocalcemia, por não ter seguido os cuidados adequados”, alerta a veterinária. Durante o acompanhamento, após 30 dias de gestação deve ser realizada uma ultrassonografia para verificar como estão os filhotes.

A estudante Nicolly Monteiro de 20 anos, seguiu à risca todas as recomendações do veterinário com sua gata Lula. "Assim que suspeitei que Lula estava grávida, levei-a ao veterinário", afirma."Após a confirmação, foi prescrito para ela um suplemento de vitamina e cálcio", completa. Ter seguido as recomendações fez Lula ter uma gestação muito tranquila. "Nasceram três filhotinhos muito saudáveis", finaliza.









IDADE CERTA DO SEU CÃO



Saiba a idade certa do seu Cão.

Todo mundo tem curiosidade em saber a verdadeira idade biológica do cão. Alguns dizem que cada ano do cão equivale a sete anos do humano. Outros dizem que os 2 primeiros anos do cão equivalem, cada um, a 5 anos do humano, e o restante dos anos equivalem a 7 do humano.

Na verdade, a equivalência não é assim tão exata.
As tabelas abaixo mostram a idade do cão comparativa à idade do humano.



MÉDICO VETERINÁRIO




Médico Veterinário importante para sociedade, profissional completo.



ÁREAS DE ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO



Áreas de atuação do médico veterinário

    * 1. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;
    * 2. Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afetam os animais;
    * 3. Controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano;
    * 4. ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural;
    * 5. Pesquisa em diversos campos da saúde, Humana e Veterinária.

Especializações médico-veterinárias

O título de especialização para os médicos veterinários depende a realização de cursos especializados, dos quais os principais são:

Especialidades e área de atuação:

    * Acupuntura Veterinária
    * Anestesiologia Veterinária
    * Bem-Estar e Comportamento Animal
    * Clínica e Técnica Cirúrgica
    * Clínica Médica de Grandes Animais - Ruminantes, Eqüídeos e Suínos
    * Clínica Médica de Pequenos Animais - Cardiologia, Dermatologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia
    * Ecologia e Gestão Ambiental
    * Farmacologia e Terapêutica Veterinária
    * Fisiologia e Endocrinologia Veterinária
    * Hematologia Veterinária
    * Homeopatia Veterinária
    * Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos de Origem Animal - Carnes e Derivados, Leite e Derivados, Pescado e Derivados, Ovos e Derivados, Mel e Derivados, Controle físico-químico e Microbiológico de Produtos de Origem Animal
    * Medicina e Produção de Animais Aquáticos
    * Medicina e Produção de Animais de Laboratórios
    * Medicina e Produção de Animais Silvestres
    * Medicina Veterinária Intensiva
    * Medicina Veterinária Legal
    * Medicina Veterinária Preventiva - Saúde Pública, Epidemiologia, Zoonoses e Planejamento em Saúde Animal, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vigilância Sanitária
    * Microbiologia Veterinária - Virologia, Bacteriologia e Micoologia
    * Morfologia Veterinária - Anatomia, Histologia, Citologia e Embriologia
    * Odontologia Veterinária
    * Oncologia Veterinária
    * Parasitologia Veterinária
    * Patologia Clínica Veterinária
    * Patologia Veterinária - Anatomia Patológica, Histopatologia e Ornitopatologia
    * Radiologia e Diagnóstico por Imagem Veterinária - Ultra-sonografia, Ressonância Magnética, Tomografia e Videolaparoscopia
    * Reprodução Animal (também chamada de Teriogenologia) - Andrologia, Tecnologia do Sêmen e Inseminação Artificial, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, Produção “in vitro” de Embriões, Transferência de Embriões, Clonagem Animal, Transgênese Animal, Fisiologia e Manejo Reprodutivo
    * Toxicologia Veterinária