quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Homem compra tartarugas no mercado de alimentos e as leva de volta para o mar




Duas tartarugas estavam prestes a acabar como refeições na Papua-Nova Guiné, mas Arron Culling e seu colega de trabalho, Mark, compraram as duas no mercado e as soltaram onde elas realmente deveriam estar.

“Encontrei elas num mercado local”, escreveu Culling no Facebook. “As comprei por 50 dólares, dirigi por 5 km e deixei elas irem.” As duas tartarugas não foram as primeiras resgatadas pela dupla. Os amigos já resgataram cerca de 10 dos animais.

Quase todas as espécies estão em risco, pois a maioria dos lugares não proíbe a pesca dos animais.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Gato considerado mais velho do mundo tem 26 anos



Nos parâmetros da idade dos gatos, ele tem 121 anos – mas na nossa medida comum, ainda assim são impressionantes 26 anos de vida.
Por isso, o doce e fofo gato chamado Corduroy, que vive nos Estados Unidos, foi oficialmente reconhecido como o gato mais velho do mundo, após ter excedido a expectativa de vida de sua espécie em mais de 10 anos. E o melhor de tudo é que a sua saúde está em ótimas condições. As informações são do The Dodo.

A orgulhosa tutora Ashley Okura não consegue se lembrar do tempo em que não esteve com a presença amorosa de seu amado animal. Tendo visto Corduroy pela primeira vez ainda filhote, quando ela tinha apenas seis anos de idade, em 1989, Okura passou quase toda a sua vida até então com o felino como leal companhia.


“Nós somos ligados. Eu me acostumei com a sua rotina e ele tem uma personalidade e um temperamento maravilhosos”, disse ela ao The Dodo. “Tê-lo ao meu redor por todo esse tempo tem sido fantástico”.
Curiosamente, esta é de fato a segunda vez que o Guinness World Records nomeia Corduroy como o gato vivo mais velho do mundo. Em 2014, ele foi destituído da posição quando uma gata de 26 anos de idade chamada Tiffany II emergiu como a merecedora do título, porém a tutora de Corduroy reivindicou-o novamente neste verão, depois que Tiffany II faleceu.
Ao ser questionada sobre o que ela acredita ser o segredo da incrível longevidade de Corduroy, Okura responde que deve ser o fato dele sempre ter tido um certo grau de liberdade, o que permitiu que ele exercesse de alguma forma os seus instintos selvagens.



“Eu honestamente acho importante manter as garras de Corduroy para que ele seja capaz de se defender e caçar ao ar livre. Acredito que seja bom para a saúde mental deles o fato de poderem sair e se sentirem como gatos”, disse ela, repetindo o conselho aos tutores para que não retirem as unhas dos seus gatos.
Okura afirmou que Corduroy é uma presença dominante no rancho de sua família onde, apesar de sua idade, ele ainda provoca medo em qualquer criatura que cruze o seu caminho.
“Seus favoritos são os camundongos”, disse a tutora.
Corduroy, que fez aniversário em Agosto, está forte e ansioso para os outros anos que virão.
“Ele está realmente muito bem”, declara Okura. “Nós já estamos planejando a sua próxima festa”.Segundo reportagem da Time, o gato mais velho já registrado no mundo foi Crème Puff de Austin (Texas), um felino preto e branco que viveu 38 anos e 3 dias.De qualquer forma, nota-se que os gatos domésticos têm sido mais longevos, inclusive uma matéria recente da ANDA contou a história de vários deles. Por isso, tutores, não desistam dos seus gatos; se bem cuidados, eles viverão muito.


Fonte: ANDA










domingo, 6 de dezembro de 2015

Gatos comem grama?


Os gatos adoram um banho! Mas não é com água, não. Nossos amigos peludos amam ficar se lambendo o dia todo e tomando o conhecido “banho de gato”. Os animaizinhos acham isso muito prazeroso e por isso são considerados uns dos animais domésticos mais limpinhos para conviverem com os seres humanos. Porém, enquanto eles fazem este ato de se lamber, eles podem acabar engolindo uma quantia muito grande de pelos e isso pode acabar irritando a mucosa do estômago. É por isso os gatinhos acabam vomitando, ou então as bolas de pelo podem ficar acumuladas no intestino dos animais, obstruindo a saída das fezes. Quando isso acontece, às vezes é até preciso fazer cirurgia para a retirada dos pelos.

Mas, há um remedinho para livrar os felinos dos engasgos e vômitos causados pelas bolas de pelo. A solução é oferecer grama ao seu animalzinho de estimação!
Saiba o bem que a graminha pode fazer para o seu gatinho
É instinto dos gatos procurar grama para comer, pode ser até que ele já tenha “escapado” de casa algumas vezes para procurar grama, porque a fibra vegetal auxilia no trato intestinal. Depois que seu gatinho ingere grama, ele fica mais aliviado, pois seu sistema digestivo começa a funcionar melhor. Além disso, a fibra vegetal possui muitos nutrientes essenciais para manter seu pet saudável e ativo.

Porém, se você mora em um prédio ou sua casa não tem um quintal grande, você deve estar pensando em como oferecer a graminha para o seu gato, não é? Atualmente existe um produto que se chama Graminha Para Gatos, que foi pensado principalmente para que estes animais possam ingerir fibras vegetais, desprovidas de agrotóxicos. Ele vem em um pote tampado, onde dentro estão sementes de sorgo, aveia, milheto e azevém, todas misturadas em um substrato inerte. Além de possuir fibras vegetais, os brotos são ricos em aminoácidos, vitaminas e oligoelementos (micronutrientes). Você só precisa abrir o pote, acrescentar água e, em cinco a sete dias, você terá brotos verdes e nutritivos para os seus bichinhos, que vão ficar muito mais saudáveis, aliviados e ativos. Há ainda outras marcas e outros jeitos de fazer a graminha para o seu gatinho, como a grama de milho de pipoca.

Se você tiver mais de um gato em casa, a sugestão é contar com mais potinhos de grama, para que eles não briguem.

Saiba como funciona o olfato dos cães.


Assim como os seres humanos, os cães possuem diferentes sentidos que os ajudam a ter diversas perspectivas e desenvolver uma noção do que ocorre em torno deles. No entanto, um dos sentidos dos cães é mais aguçado do que outros, possibilitando feitos impressionantes.

O olfato dos cães funciona basicamente como uma proteção, já que por meio dele, o animal consegue detectar situações de perigo, reconhecer fêmeas que estejam no cio, perceber quando seus donos estão chegando e até mesmo selecionar alimentos.

O olfato canino pode ser considerado mais “sensível” e eficaz devido a sua formação, que diferentemente da do homem, possui dois canais que permitem o cachorro respirar e sentir cheiros com maior intensidade. Com a respiração e a percepção por cheiros divididas em dois canais, os cães conseguem desenvolver o sentido de olfato com maior eficácia. Vale destacar que os cães chegam a ter 25 vezes mais receptores olfativos que os seres humanos, explicando a sua sensibilidade para os cheiros.

A sensibilidade do olfato canino explica a frequência de espirros que muitos deles apresentam, além de esfregarem as narinas frequentemente. Quando um cão se depara com algum cheiro desagradável é comum que o seu incômodo seja rapidamente notável, afinal eles possuem uma capacidade olfativa incrível e infelizmente ela não diminui quando se deparam com odores. Por isso, é imprescindível que as pessoas se atentam as atitudes que eles passam a ter, tentando diminuir perfumes, desinfetantes, cheiros de tintas e assim em diante.

Uma curiosidade interessante é que os cães podem sentir todos os tipos de cheiros, por isso é comum encontrar cães treinados para realizar resgate de pessoas e até encontrar provas que confirmem o crime de determinada pessoa, seja para encontrar drogas, detectar bombas e assim em diante. Alguns cães passam por treinamentos com o objetivo de ensiná-los a desempenharem essa função com precisão. O treino ocorre com base em recompensas, que irá estimulá-los a irem em busca do cheiro para cumprir suas missões com excelência.

Se você possui cães em sua casa, busque evitar cheiros fortes que possam incomodá-los e causar, até mesmo, inflamações na região das narinas.


A baixo uma tabela para visualizar a capacidade olfativa de alguns cães:

Basset  127 milhões células olfativas
Fox Terrier 147 milhões de células olfativas
Beagle 225 milhões de células olfativas
Pastor Alemão 225 milhjões de células olfativas
Cães de Caça 300 milhões de células olfativas


Caudectomia: entenda por que o procedimento é proibido por lei


Caudectomia é o corte da cauda dos animais domésticos. Em cães de guarda e defesa como dobermans, buldogues e pugilistas, o corte das orelhas e da cauda eram muito comuns, pois eliminava um ponto vulnerável se um outro animal os atacasse. No entanto, a prática se espalhou para outras raças de cães e gatos por razões puramente estéticas.
Do ponto de vista veterinário, a aparência do cão, unicamente para agradar ao dono, não justifica o enorme sofrimento que é submetido o animal que passa pela operação. Inclusive, médicos-veterinários são proibidos por lei de fazer a caudectomia. A Resolução Nº 1.027, de 10 de maio de 2013, regulamenta em seu parágrafo único:
“São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: caudectomia, conchectomia e cordectomia em cães e onicectomia em felinos.”
Nos últimos anos, vários veterinários se negaram a realizar essas operações e tentam convencer os proprietários a abandonarem essa ideia. Os motivos são os seguintes:

1 – Não são cortes, mas sim amputações

A Caudectomia é um evento traumático, pois além da retirada da cauda afeta os nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos além de cortar a pele.

2 – A cauda é a continuação da espinha vertebral

A cauda consiste nas chamadas vértebras caudais, acompanhadas de outros tecidos. Ela é um elemento importante na manutenção do equilíbrio do cão. Para se movimentar corretamente o animal precisa fazer movimentos com a cauda.

3 – A cauda e orelhas são vitais para a comunicação do cão

Além da comunicação oral (latir, rosnar ou chorar), o cão envia mensagens para outros cães num nível físico. A posição das orelhas e o movimento da cauda possuem um papel importante na comunicação e na socialização com outros animais.

4 – Possui fins apenas estéticos

Com exceção de casos muito específicos em que a saúde do animal de estimação é afetada, como na remoção de um tumor ou lesões que afetem estas áreas, as amputações são proibidas por lei.

5 – É extremamente dolorosa e traumática para o animal

Embora a amputação da cauda seja realizada durante os primeiros cinco dias de idade, quando os nervos e tecidos são menos susceptíveis, o animal sente muita dor. Os veterinários normalmente aplicam um anestésico local, mas sabe-se que os criadores não usam nenhum tipo de anestésico causando um enorme trauma aos animais.
A amputação é um processo caracterizado por sangramento intenso e muito desconfortável para o animal de estimação após a cirurgia.

6 – O manuseio pós-operatório pode causar a morte do cão

A caudectomia pode deixar feridas abertas que podem causar infecções além de atingir e comprometer a coluna vertebral. Em casos graves, o cão pode sofrer de sepse (infecção generalizada) e morrer.

7 – Prejudica o desenvolvimento e comportamento normal 

Além da amputação de orelhas e cauda, ​​alguns donos de cães pedem ao veterinário para remover as cordas dos cães que latem muito, o que causa muitos traumas ao animal. Nos gatos, a amputação da cauda, além de gerar infecções, leva a deformação das pernas do animal.