domingo, 6 de dezembro de 2015

Saiba como funciona o olfato dos cães.


Assim como os seres humanos, os cães possuem diferentes sentidos que os ajudam a ter diversas perspectivas e desenvolver uma noção do que ocorre em torno deles. No entanto, um dos sentidos dos cães é mais aguçado do que outros, possibilitando feitos impressionantes.

O olfato dos cães funciona basicamente como uma proteção, já que por meio dele, o animal consegue detectar situações de perigo, reconhecer fêmeas que estejam no cio, perceber quando seus donos estão chegando e até mesmo selecionar alimentos.

O olfato canino pode ser considerado mais “sensível” e eficaz devido a sua formação, que diferentemente da do homem, possui dois canais que permitem o cachorro respirar e sentir cheiros com maior intensidade. Com a respiração e a percepção por cheiros divididas em dois canais, os cães conseguem desenvolver o sentido de olfato com maior eficácia. Vale destacar que os cães chegam a ter 25 vezes mais receptores olfativos que os seres humanos, explicando a sua sensibilidade para os cheiros.

A sensibilidade do olfato canino explica a frequência de espirros que muitos deles apresentam, além de esfregarem as narinas frequentemente. Quando um cão se depara com algum cheiro desagradável é comum que o seu incômodo seja rapidamente notável, afinal eles possuem uma capacidade olfativa incrível e infelizmente ela não diminui quando se deparam com odores. Por isso, é imprescindível que as pessoas se atentam as atitudes que eles passam a ter, tentando diminuir perfumes, desinfetantes, cheiros de tintas e assim em diante.

Uma curiosidade interessante é que os cães podem sentir todos os tipos de cheiros, por isso é comum encontrar cães treinados para realizar resgate de pessoas e até encontrar provas que confirmem o crime de determinada pessoa, seja para encontrar drogas, detectar bombas e assim em diante. Alguns cães passam por treinamentos com o objetivo de ensiná-los a desempenharem essa função com precisão. O treino ocorre com base em recompensas, que irá estimulá-los a irem em busca do cheiro para cumprir suas missões com excelência.

Se você possui cães em sua casa, busque evitar cheiros fortes que possam incomodá-los e causar, até mesmo, inflamações na região das narinas.


A baixo uma tabela para visualizar a capacidade olfativa de alguns cães:

Basset  127 milhões células olfativas
Fox Terrier 147 milhões de células olfativas
Beagle 225 milhões de células olfativas
Pastor Alemão 225 milhjões de células olfativas
Cães de Caça 300 milhões de células olfativas


Um comentário: