sábado, 16 de março de 2013

GRAVIDEZ DE CÃES E GATOS


Gravidez de cães e gatos requerem cuidados especiais.

“A alimentação deve ser especial nesse período”, afirma a veterinária clínica Angélica Neves. O cuidado com o alimento vai garantir a vida dos filhotes nos primeiros dias de vida, através da amamentação. As rações devem ser substituídas. “Deve-se dar à fêmea uma ração própria para filhotes, pois há uma quantidade maior de proteínas e vitaminas”, explica a veterinária.

O acompanhamento por um veterinário também é indispensável, bem como a realização de exames pré-natal. “Alguns donos nem notam quando a cadela está grávida. Quando vão perceber, ela já está prestes a parir. Por isso é importante que se fique atento porque a fêmea corre o risco de ter uma eclâmpsia ou hipocalcemia, por não ter seguido os cuidados adequados”, alerta a veterinária. Durante o acompanhamento, após 30 dias de gestação deve ser realizada uma ultrassonografia para verificar como estão os filhotes.

A estudante Nicolly Monteiro de 20 anos, seguiu à risca todas as recomendações do veterinário com sua gata Lula. "Assim que suspeitei que Lula estava grávida, levei-a ao veterinário", afirma."Após a confirmação, foi prescrito para ela um suplemento de vitamina e cálcio", completa. Ter seguido as recomendações fez Lula ter uma gestação muito tranquila. "Nasceram três filhotinhos muito saudáveis", finaliza.









Nenhum comentário:

Postar um comentário