sexta-feira, 19 de abril de 2013

A DENTIÇÃO DOS GATOS






Tal como acontece nos humanos, os gatinhos nascem sem dentes. Apresentam apenas uma gengiva rosadinha e tenra, de modo a poderem mamar sem ferir as maminhas das mães. Se isto acontecesse, as feridas poderiam impedir que os gatinhos mamassem, o que levaria à sua morte por subnutrição. Também como nos humanos, os gatos apresentam duas dentições: a de leite e a definitiva.

A dentição de leite (também denominada de láctea ou decidual) começa a nascer quando os gatinhos têm cerca de duas semanas de idade, mas cada gatinho tem o seu ritmo de desenvolvimento. A partir desta altura, os gatinhos começam a deixar de mamar e passam a poder consumir alimentos sólidos, que devem ser introduzidos gradualmente. Ao fim do primeiro mês de vida, já quase todos os dentinhos irromperam e os últimos devem nascer até às 6 semanas de idade. São pequenos, mas bastante afiados e resistentes e devem totalizar 26 dentes: 12 pequenos incisivos (6 em baixo e 6 em cima), 4 caninos afiados (2 em baixo e 2 em cima) e 10 pré molares (4 em baixo e 6 em cima).

A dentição definitiva (ou adulta) começa a irromper por volta dos cinco meses de idade. É composta por 30 dentes, mais 4 molares (2 em baixo e 2 em cima) do que na dentição de leite.
A fase de transição deve ser acompanhada pelos donos dos bichanos, visto que pode acontecer que os dentes, especialmente os caninos, se sobreponham, o que pode originar inflamação das gengivas e dores.
Normalmente os donos não se apercebem desta transição, pois muitas vezes os animais engolem os dentes. No entanto, isto não lhes é prejudicial.




Cuidados com os dentes

O cuidado com os dentes é essencial para preservar a boa saúde do seu gato. O gato com problemas dentários apresenta perda de apetite, uma vez que tem dores ao comer. Tártaro, doença periodontal, desgaste do esmalte, perda de dentes e úlceras na boca são geralmente os maiores problemas que surgem na boca do gato e são também causadores de mau hálito. Os gatos com uma dentição em más condições podem babar-se ou deixar cair comida enquanto mastigam.

Para evitar que o seu bichano desenvolva qualquer um destes problemas, há certos cuidados que pode ter, apesar de que nem todas as situações conseguem ser evitadas. Como acontece com a maior parte das doenças, o melhor é mesmo a prevenção.
Para melhorar a saúde oral do seu gato, pode lavar-lhe os dentes com escovas e pastas próprias para felinos. Nunca use uma pasta de dentes para pessoas! Esta é prejudicial para a saúde do gato!
Pode comprar este tipo de artigos em lojas próprias para animais ou até em clínicas veterinárias.

O tipo de alimentação também é determinante para a saúde oral do seu bichano. Um gato que se alimente de carne terá mais tendência a ter mau hálito. Deverá alimentar o seu gato com ração seca, que ajuda a que a placa bacteriana não se instale com tanta facilidade. Há ração seca própria para ajudar a combater esta placa bacteriana, que é estaladiça mas esponjosa, actuando quase como uma escova de dentes. No entanto, se o seu gato não tem o hábito de mastigar bem a comida, esta não será a melhor solução...
Existem produtos feitos à base de substâncias enzimáticas que também ajudam a combater a placa bacteriana e que normalmente são bem aceites pelos nossos amigos felinos. São muito apetecíveis e podem ser vistos como recompensa, pelo que são uma boa solução. São vendidos em lojas próprias para animais ou em supermercados sob a forma de biscoitinhos, rebuçados ou até mesmo pasta em gel.
Há também aditivos para dissolver na água que ajudam a combater a placa bacteriana e evita que as bactérias da boca se multipliquem. Estes aditivos, no entanto, não deverão ter odor ou sabor, pois o gato pode recusar-se a beber a água e provocar desidratação.
Seja qual for a forma que encontre para combater estes problemas, mantenha sempre a saúde oral do seu bichano sob vigilância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário