sexta-feira, 19 de abril de 2013

O PERIGO DA AUTO MEDICAMENTO NA VETERINÁRIA - REAÇÕES MEDICAMENTOSAS




Farmacodermia - Reação Medicamentosa

(Sinônimos: erupção por droga, dermatite medicamentosa, alergia a drogas)

Farmacodermia é o termo dado ao conjunto de reações causadas por determinadas drogas, ou seja, é qualquer resposta nociva e inesperada a um medicamento, que pode ocorrer em doses usadas para profilaxia (prevenção), diagnostico ou tratamento.

Existem 2 tipos de reações:

Reações do tipo A: são respostas farmacológicas ou tóxicas esperadas a um fármaco, porém exageradas e que pode manifestar-se como exacerbação da resposta pretendida ou uma resposta secundária que interfira em um órgão que não o órgão-alvo, mas que era previsível com base na farmacologia da droga e resposta toxica. Tem a ver com a eliminação da droga, que causa concentrações mais altas do princípio ativo em consequencia por exemplo a uma insuficiência orgânica ou ligação reduzida a proteínas  Tais reações em geral são doses dependentes e evitáveis.

Muitos fatores modificam os efeitos dos fármacos, alguns resultam de diferenças quantitativas do efeito da droga e podem impedir seu uso seguro no animal outros podem produzir uma alteração exagerada dos efeitos usuais da droga. Fatores que influenciam reações do tipo A: tamanho corporal e % de gordura, idade, sexo, patologia de base, interações medicamentosas e espécie (cães e gatos tem metabolismos diferentes com relação a algumas drogas. Gatos tem uma velocidade mais lenta de metabolismo pra muitos princípios ativos).

Reações do tipo B: são respostas inesperadas ou aberrantes que não estão relacionadas ao efeito farmacológico da droga. Não são dose dependentes e são imprevisíveis ou idiossincráticas e portando dificies de evitar. Neste tipo incluem as reações alérgicas, efeitos tóxicos diretos sobre os órgãos  que estão associados as ações ou respostas aberrantes de diferentes tipos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário