domingo, 21 de abril de 2013

CORTAR AS UNHAS DO SEU GATO


Nenhum gato gosta de cortar as unhas, mas se o habituar desde pequeno a essa rotina, ele acaba por se acostumar. Não há idade para começar a cortar as unhas do bichano. Antes que ele comece a magoar ou a fazer estragos, pode iniciar a manicure.

Pode cortar as unhas do seu gato em casa com bastante facilidade, mas convém que veja o seu veterinário ou alguém com experiência a fazê-lo primeiro, para que possa observar a técnica. Se tiver ajuda, tanto melhor!
Pode utilizar um corta-unhas normal, mas o ideal será que tenha um próprio para o efeito, pois são mais práticos e evitam que as unhas lasquem e magoem o seu peludinho.




O ritual deve ser realizado num ambiente de tranquilidade: coloque o seu gato ao colo e dê-lhe miminhos. Fale para ele com carinho, para que se mantenha calmo. Coloque-o numa posição que seja confortável para ele, mas prática para si.
As unhas dos gatos são diferentes das nossas por estarem ligadas ao osso da falange. São irrigadas por vasos sanguíneos que não deverão ser cortados, pois isso provocaria sangramento e dor.
Por isso, para saber até onde cortar, deverá pressionar levemente a ponta da pata para expôr as unhas.
Em gatos de unhas claras, é muito fácil ver até onde se pode cortar, pois o sabugo é notoriamente visível.
Deve cortar cerca de 2 ou 3 milímetros abaixo do sabugo com um golpe rápido e preciso, para evitar que a unha lasque ou que o bichano se mova.



Em gatos de unhas escuras é mais difícil encontrar a linha de corte da unha. Por isso, vá cortando pouquinho de cada vez para não o magoar.

Se o gato entrar em pânico, não o aperte nem insista forçosamente, deixe que ele se acalme, dê uma guloseima ou miminhos , assim que ele estiver mais tranquilo, retome a sessão.

Caso algum acidente aconteça, não entre em pânico! Coloque e segure um algodão com água oxigenada sobre a unha e espere até que a hemorragia estanque. Mas será melhor deixar as outras unhas para uma altura em que o gato já tenha esquecido o episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário