quinta-feira, 25 de abril de 2013

NEAFA - SAIBA COMO AJUDAR!




O NEAFA – Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis é uma entidade sem fins lucrativos, uma ONG fundada em 2003, OSCIP desde 2005, que tem como principal objetivo a busca do bem-estar animal, através de Educação Ambiental, trabalho de fomentação de adoções de cães e gatos (Guarda Responsável) e Atendimento Veterinário a animais de pessoas carentes ou de pessoas que abrigam muitos animais resgatados de rua.
Dentre os importantes trabalhos desempenhados pelo NEAFA, destacam-se os Atendimentos Clínicos, com uma variedade imensa de patologias tratadas, inclusive as DVTs (Doenças Venéreas Transmissíveis), e os Cirúrgicos, com as cirurgias patológicas, nas quais se enfrenta muitos casos de neoplasias, e as esterilizações de caninos e felinos, que colaboram com a diminuição da população de animais abandonados e errantes nas ruas, de forma a evitar sofrimento de animais, prevenir doenças transmitidas aos seres humanos por animais, além de diminuir também acidentes de trânsito envolvendo animais em vias públicas.
Katherine Wanderley
Presidente interina do NEAFA (Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis)
CNPJ: 06.283.771/0001-10
Utilid. Pública Municipal LEI nº 5.571/2006
Utilid. Pública Estadual LEI nº 7.049/2009
OSCIP MJ. nº 08071.00004/2005-89
Telefone: (82) 3221-0193 (período da manhã)
O que o NEAFA faz?
Atendimento Veterinário
O NEAFA promove atendimento clínico e cirúrgico a animais abandonados e da comunidade carente. Para isso, possui uma equipe especializada composta de veterinários, assistente de enfermagem e estagiários de cursos de graduação em Medicina Veterinária.
São realizados procedimentos clínicos e cirúrgicos visando o bem-estar do animal, a exemplo de retirada de tumores, parto, tratamento de tumores malígnos, TVT, vacinação, vermifugação, etc.
Todos os medicamentos e instrumentos utilizados nos atendimentos clínicos e cirúrgicos são provenientes de doações.
Educação Ambiental
O Neafa também vem promovendo a conscientização em educação ambiental para as crianças e jovens de Maceió. Essa atividade faz parte das atribuições de extensão do trabalho desenvolvido pelo Núcleo.
Assim, voluntários visitam escolas de 1º e 2º graus, onde as crianças e adolescentes recebem informações sobre a importância da esterilização e da guarda responsável dos animais.
Também é apresentado vídeo educativo sobre os maus-tratos sofridos pelos animais em circos, contribuindo para a conscientização contra esse tipo de prática, que é inclusive proibida em alguns estados, como em Pernambuco, em que circos que utilizam animais em shows não podem se apresentar.
Além de descobrirem que Maceió dispõe de uma Ong voltada a atender acomunidade carente criadora de cães e gatos, as crianças e jovens atentaram para a necessidade de controlar a população desses animais bem como para a importância de vaciná-los. Entenderam que essas duas ações representam bem-estar para o animal e é responsabilidade de quem os cria.
O esclarecimento sobre para que serve o CCZ na cidade é recebido quasesempre como uma novidade, ficando constatado, no entanto, que jovens eadultos simplesmente não sabem quais as obrigações desse órgão de tamanha importância para a sociedade. Esse desconhecimento é um dos motivos desse trabalho de conscientização, para que as pessoas se encorajem e possam cobrar do poder público.
Todas as informações passadas são embasadas nas leis: 9795/99 Lei Federal de Educação Ambiental, Lei 9605/98 Lei Federal de crimes ambientais e Lei5318/03 Lei municipal que explica as obrigações do Centro de Controle de Zoonoses.  Assim, é chamada a atenção dos jovens sobre assuntos que começam a ser discutidos nas escolas, face a relevância da questão ambiental nos dias de hoje.
O que fazemos
Visando ao controle populacional de cães e gatos e contribuindo para a diminuição das zoonoses, o NEAFA realiza gratuitamente a esterilização (castração) de animais de rua ou da comunidade carente que não tem condições de custear o valor da cirurgia nas clínicas veterinárias.
Além do trabalho de esterilização, o NEAFA:
Trata, vacina, vermifuga, esteriliza e doa animais que vivem abandonados nas ruas ou que estão no CCZ, dentro da capacidade financeira e operacional do Núcleo;
Promove atendimento clinico e cirúrgico a animais abandonados e da comunidade carente;
Desenvolve um trabalho de conscientização a respeito da Guarda Responsável de animais, defendendo os direitos e o bem estar dos animais.
Realiza “ponte” entre pessoas que querem adotar e proprietários que desejam doar animais.
Desde a sua fundação até janeiro de 2008, o NEAFA esterilizou 5.638 animais, resgatou 1.823 e doou 1.434. Além disso, foram efetivadas 2.407 consultas clinicas e 195 cirurgias clinicas de animais da população carente e animais resgatados da rua pela columunidade. Os objetivos desses atendimentos são: incentivar a guarda responsável e o bem estar dos animais, inclusive com orientação quanto a vermifugação, vacinação e esterilização como meio de controle efetivo das zoonoses e diminuição do abandono de animais e aumentar o número de resgates de animais de rua pela população que fica responsável pelo guarda do bichinho até sua recuperação, esterilização e doação.Também foram realizadas 79 pontes e aplicadas 1.000 doses de vacina octupla em cães (contra 8 tipos de doenças como a leptospirose, cinomose, hepatite e outras) e 30 vacinas tríplice para felinos.
Guarda Responsável
Ter um animal de estimação implica em uma série de obrigações. Esses deveres constituem o que se designa como guarda responsável. A seguir, enumeramos alguns deles:
1 ) A solução contra o abandono e o sacrifício de animais começa em sua casa, esterilizando seu animal. A esterilização é a maneira mais eficaz de resolver um problema muito comum hoje em dia: a grande quantidade de animais abandonados. Caso você deseje informações sobre a cirurgia, procure um veterinário de sua confiança ou entre em contato com o Neafa.
2 ) Os animais devem ficar abrigados do sol e da chuva, com espaço suficiente para se deitar e virar.
3 ) Forneça a ração adequada ao peso e à idade do seu animal. Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição.
4 ) Dê banhos periódicos.
5 )  Manter o animal saudável é importante não apenas para ele, mas também para a saúde da própria família. Vacine e dê vermífugo a seu animal dentro dos prazos estabelecidos pelo médico veterinário. Não utilize vacinas de balcão e sem procedência.
6 ) Ao sair de casa com o seu animal, utilize sempre coleira e guia. Se ele for agressivo, utilize também uma focinheira.
7 ) Recolha as fezes de seu animal das ruas; para isso, ao sair de casa a passeio, leve um saquinho e uma pequena pá.
8 ) Em Maceió, ainda não foi implantado um sistema de registro geral de animais. Identifique seu animal com plaquetas presas às coleiras com o seu nome e telefone.
9 ) Se você mora em apartamento / condomínio, além de todos os cuidados dos itens anteriores, não permita que seu animal incomode os vizinhos.
E muito importante!
Não abandone o seu animal: abandonar animais é um ato de crueldade e também está previsto como crime pela Lei Federal 9.065 de 1988.
Como ajudar?
ColaboradorVoluntárioFaça sua doaçãoMateriais para DoaçãoAnimais para Adoção
Mais informações, acesse: www.neafa.org.br

Deisy Nascimento
Ascom - NEAFA
Jornalista - MTE/AL 1392
(82) 3221-0193 / 9910-4592

Nenhum comentário:

Postar um comentário