quarta-feira, 24 de abril de 2013

BOLA DE PÊLO EM GATOS


A primeira vez que se vê um gato a expelir uma bola de pêlo fica marcada na memória e não há dono que não deseje ardentemente que esse comportamento acabe. Contudo, as bolas de pêlo vomitadas são um mal menor: Para o gato é melhor expeli-las pela boca do que defecá-las, mas o ideal seria não formá-las de todo, evitando assim correr o risco de desenvolver problemas digestivos ou intestinais.

As bolas de pêlo são efectivamente pequenos bocados de pêlo, de forma tubular, com cerca de 5 cm, que os gatos formam no estômago. O pêlo é dos próprios gatos e é engolido enquanto o gato faz a sua higiene. 

Os gatos têm uma língua áspera que não lhes permite cuspir os pêlos que ficam agarrados e a única opção do animal é engoli-los. Os pêlos não são digeríveis e vão-se depositando no estômago. A partir daí, as bolas de pêlo podem ser expelidas pela boca ou serem defecadas. Das duas opções, expelir pela boca é aquela que menos prejudica o animal. Apesar de haver uma associação entre a formação de bolas de pêlo e problemas digestivos, a alternativa ao vómito pode pôr em causa a vida do gato.


Ao passar para o intestino, as bolas de pêlo vão desregular o sistema do animal e provocar alterações entre a obstipação e a diarreia. Se se der uma oclusão intestinal, o gato tem de ser operado para que as bolas de pêlo sejam removidas. Este último caso é de facto o maior risco das bolas de pêlo, pois se a situação se prolongar sem tratamento, o gato pode mesmo vir a morrer.

Expelir bolas de pêlo pela boca 1 a 4 vezes por mês, é considerado normal e não causa algum problema ao gato. Nos gatos de pêlo curto a média é menor. Geralmente o dono sofre mais do que o gato quando vê o animal a tentar expelir a bola de pêlo. Se o gato vomita mais do que 4 vezes por mês, se expele bolas sucessivamente ou se passou a vomitar mais do que o normal, então deve levar o gato ao veterinário. As bolas de pêlo podem estar a mascarar outro problema. 

Para os gatos que não vomitam mais de quatro vezes por mês, a melhor solução para diminuir esta frequência é a prevenção.

Prevenir:

Os gatos passam entre duas a três horas por dia a “lavarem-se”. Isto significa que na língua do gato vão ficar muito pêlos presos que são praticamente todos engolidos. As bolas de pêlo são mais comuns em gatos de pêlo longo, uma vez que o pêlo se agrega mais rapidamente no estômago. O problema das bolas de pêlos acentua-se também nas alturas de muda da pelagem, na Primavera e Outono.

Mas os gatos não se lambem apenas para cuidar da higiene. Gatos deprimidos tendem a lamber-se mais, por exemplo. 

Para evitar a formação de bolas de pêlo, deve:

Escovar o gato todos os dias;

Dar uma ração de qualidade que mantenha o pêlo em boas condições, evitando a queda;

Utilizar ração ou guloseimas com óleo mineral, que ajuda à separação dos pêlos e à passagem segura da “bola” pelos intestinos.

 Deve consultar o veterinário antes de trocar de ração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário