sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O que o rabo do cachorro quer dizer?


O que o rabo do cachorro quer dizer?
O melhor amigo do homem é um dos animais mais sociais encontrados na natureza. Facilmente domesticado, geralmente o cachorro é companheiro, temperamental, sensível, brincalhão, carinhoso e protetor. Suas características variam conforme a raça e a criação do animal. Os sentimentos, vontades e emoções do cachorro podem ser expressados por meio de comportamentos, movimentos corporais e até olhares.
A cauda faz parte desse conjunto de elementos usados pelo cão para se comunicar. Se a comunicação não for eficaz, o cachorro pode ficar frustrado e desenvolver problemas de comportamento. A família humana do pet também sofre estresse e pode ficar aflita por não compreender o bicho.
A evolução e o contato entre humanos e cachorros permitiu a criação de laços e de linguagens que facilitam a comunicação entre si. Os cães têm mais facilidade para entender os humanos do que os homens em relação a eles. Por isso, é fundamental prestar atenção em alguns sinais que podem indicar o que o cão está tentando transmitir.
Observar os sinais transmitidos pelo cachorro é essencial para compreendê-los
O rabo para cima, olhar compenetrado e musculatura tensa indicam que o cachorro está em modo de atenção. Ele pode estar atento a possíveis perigos, como a aproximação de outro animal ou pessoa estranha. O objetivo dele é se proteger e proteger seus conhecidos.
Quando o cão mexe o rabo de um lado para o outro, sua respiração fica ofegante e seu corpo está mais relaxado, isso significa que ele está feliz. No caso da aproximação de outro cachorro, ele pode indicar que o animal desconhecido é receptivo.
Se outro cachorro aparecer e o cão ficar com a cabeça baixa, rosnar, abaixar o rabo e balançar, isto demonstra que ele quer ir embora, pois o outro animal é mais dominante e não é receptivo. Caso o seu cachorro já conheça o outro animal e saiba que ele é brigão, o seu rabo pode abaixar e ficar entre as pernas traseiras e os músculos se contraem.
Quando o cachorro é dominante, a posição do rabo em pé, o tensionamento da musculatura e o olhar penetrante são ainda mais constantes. Os latidos altos, pelos eriçados, peito estufado e rabo balançado devagar também demonstram o seu domínio. Nesse caso, é preciso tomar cuidado, pois o cão pode ficar agressivo com outros animais ou com humanos, inclusive com seus cuidadores.
Para entender as mensagens transmitidas pelos cachorros, nada melhor do que a prática e a observação. Todo comportamento deve ser avaliado e em casos de exageros ou dificuldades de se expressar, o animal pode ser levado a um profissional e ser submetido a um processo de mudança comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário