sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cães e gatos podem viver juntos?



Já é algo tradicional a história rivalidade entre cães e gatos. Esse assunto até filme já rendeu (Como cães e gatos, dois filmes). No entanto, as verdades que rondam esta relação tão icônica não estão totalmente evidenciadas no mundo de hoje: muitas pessoas ainda acreditam cegamente que cães e gatos não podem morar na mesma casa.
A verdade é que as pessoas têm esta ideia por causa da relação que alguns cães possuem com alguns gatos. Num passado realmente distante, os ancestrais dos cachorros costumavam caçar outros animais menores. A memória coletiva da espécie acaba deixando esse tipo de lembrança no cérebro dos cachorros. No entanto, atualmente, cães não se alimentam de gatos.
O que acontece é que, quando um cachorro se depara com um gato assustado, tem a intenção de brincar com ele. O gato foge e o cão corre atrás até conseguir pegá-lo. Em alguns casos, principalmente em animais de rua, o cachorro pode até matar o gato, mas não por querer matá-lo ou se alimentar dele, mas pela brincadeira em si e pela força desproporcional.
É possível manter cães e gatos na mesma casa?
É possível ter as duas espécies em boa convivência. No entanto, a adaptação dos dois animais deve ser feita aos poucos, com treinamento adequado e, de preferência, desde a época de filhotes. Existem casos de grande amizade entre cães e gatos morando na mesma casa. Tudo depende da convivência entre os dois e como eles se comportam em equipe. Isso mesmo: existem cães e gatos que fazem tudo juntos, como uma equipe. E isso pode fazer a diferença na hora da verdade para saber se eles vão se dar bem juntos.
É importante não forçar a amizade entre os animais. Isso pode fazer com que ambos peguem raiva um do outro. Quando o cão não é mais filhote e você resolve colocar um gato na casa, procure fazer testes para saber se ele irá aceitar o outro animal. Evite deixar os dois sozinhos logo de cara: o gato pode machucar o cão e deixá-lo com medo. Procure fazer tudo com calma, em passos. Você certamente conseguirá deixá-los juntos se tiver paciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário