quinta-feira, 28 de março de 2013

PASTOR ALEMÃO


A Raça Pastor Alemão

Quando pensamos nos cachorros da raça Pastor Alemão, imediatamente lembramos da imagem de um cão de guarda, muitas vezes ao lado de um militar, ou policial. A raça foi desenvolvida inicialmente para conduzir e proteger os rebanhos, mas devido à sua notável inteligência, vigor físico e agilidade, o Pastor Alemão é considerado o mais versátil dos cães e está apto a desempenhar inúmeras funções.

Devido à bela aparência e caráter único, o Pastor Alemão é uma das raças mais populares em todo o mundo e não é diferente aqui no Brasil ou na Europa. O Pastor Alemão é um animal de estimação perfeito para a família, leal e excelente cão de guarda. É um cachorro carinhoso, alegre, atento e dedicado aos seus donos. O Pastor Alemão é capaz de desempenhar diferentes funções, demonstrando incrível aptidão em todas elas. Sempre disposto e brincalhão, o Pastor Alemão é uma raça que adora crianças. Uma vez que um relacionamento é estabelecido, o Pastor Alemão se tornará um grande amigo e protetor, totalmente devotado ao seu pequeno 'dono'.





História da Raça


Selecionado a partir das variedades de cães de pastoreio do centro e do sul da Alemanha, a criação metódica da raça Pastor Alemão teve início oficialmente em 1899, com o objetivo de criar um cão de utilidade, de grande porte e altamente qualificado. Mais tarde, o Pastor Alemão ganhou notoriedade por seu papel nas duas guerras mundiais. Tão grande foi a boa  impressão causada, que a raça obteve um verdadeiro exército de admiradores. O primeiro exemplar da raça Pastor Alemão foi exibido na América em 1907.



No século XX, a popularização do Pastor Alemão  esteve diretamente associada com os personagens de TV 'Strongheart' e 'Rin-Tin-Tin', representados por cães da raça. Atualmente, o Pastor Alemão é usado em diferentes atividades, como cão de busca e salvamento, cão de guarda, cão farejador, cão guia, entre tantas outras. Com tanta qualidade, a raça tornou-se ao longo do tempo, uma das mais adoradas de todo mundo.









Aparência Geral



A primeira impressão ao ver um exemplar de Pastor Alemão é de um cachorro forte, bem musculoso, alerta e cheio de vida. É um cão bem equilibrado, com desenvolvimento físico bastante harmonioso. O Pastor Alemão é um cachorro encorpado, mais comprido do que alto e apresenta uma silhueta formada por curvas suaves. A raça possui um olhar nobre, que expressa confiança, penetrante e inconfundível. As orelhas de tamanho médio, naturalmente eretas e pontiagudas, dão ao Pastor Alemão uma aparência de lobo.



O Pastor Alemão apresenta pelagem dupla, de comprimento médio. A pelagem externa deve ser o mais densa possível, lisa, dura e rente ao corpo. O  Pastor Alemão apresenta algumas variações de cor, mas a maioria das cores são aceitas - as preferidas são as cores fortes.









Temperamento



O temperamento da raça Pastor Alemão é equilibrado, seguro e confiável. O Pastor Alemão é um cachorro seguro de si, apto a reagir prontamente a qualquer tipo de acontecimento inesperado. Os cães da raça Pastor Alemão demonstram uma incrível auto-confiança e também uma certa indiferença em relação à estranhos.



A coragem desses cães é lendária, assim como seu instinto de defesa. Por isso, o Pastor Alemão é um dos cachorros mais procurados para guarda e proteção, já que apresenta uma predisposição natural para desempenhar essas tarefas.



O Pastor Alemão é um atleta versátil que adapta-se a diversas funções, aprendendo exercê-las facilmente.

A coragem e defesa, entretanto, não devem ser confundidas com agressividade e perigo. Apesar do Pastor Alemão ser, em geral, desconfiado com estranhos, os exemplares desta raça não são agressivos por natureza. Ao contrário, tendem a estar sempre atentos, mas jamais atacam sem motivo. Tenha sempre em mente que a socialização do cachorro desde pequeno é condição imperativa para o desenvolvimento adequad - isso vale para qualquer raça. A socialização torna-se ainda mais importante no caso das raças de maior porte e grande capacidade física, como o Pastor Alemão.


O Pastor Alemão é uma raça fácil de treinar e é muito adaptável a qualquer técnica de treinamento. No entanto, alcançar o seu pleno potencial de treinamento é sempre mais fácil priorizando o adestramento através de reforço positivo.


Saúde e cuidados



Apesar de ser uma raça que se adapta com facilidade, o Pastor Alemão é um cão ativo, mais indicado, portanto para casas com quintal, chácaras e sítios do que para apartamentos ou casas com pouco espaço. Este é um cachorro trotador e necessita desenvolver sua musculatura adequadamente. Um pequeno jardim pode ajudar, mas nunca substitui os passeios e brincadeiras. A prática de esportes caninos como agility ou schutzhund, pode ajudar a manter a saúde de um Pastor Alemão criado em ambientes menores.



Apesar de grande, o Pastor Alemão adora viajar com sua família. Trata-se de uma raça que adora a vida ao ar livre, com muita brincadeira e principalmente atividades físicas. Lembre-se que o treinamento do filhote de Pastor Alemão também é muito importante para ajudar a desenvolver ao máximo a capacidade intelectual do cachorro adulto.



Importante: tenha cuidado com a super alimentação! Pastores Alemães têm um apetite voraz e é importante oferecer a dose diária adequada de ração, preferencialmente de linha super-premium, seguindo corretamente as instruções da embalagem. Isso pode evitar que o cachorro desenvolva futuramente problemas gástricos e obesidade.







Pelo e pelagem




Manter saudável a pelagem do Pastor Alemão não é um trabalho difícil . Não requer tosa, nem cortes especiais, mas costuma soltar pelos, por isso a escovação regular é recomendada. Se possível, procure evitar dar banhos com muita frequência pois pode danificar a proteção natural do pelo, deixando o cachorro mais suscetível a apresentar problemas de pele. Quando der banho, procure usar somente produtos neutros e nunca utilize aqueles que contém veneno, como por exemplo, sabonetes e shampoos anti-pulga. 






2 comentários:

  1. Muito obrigada pelas informações. Eu estava dando banho no meu Jolie (mistura de pastor alemão, com pastor belga) toda semana e p piorar com sabonete anti pulgas e o coitado não parava de se coçar. E eu achando q eram as pulgas q não morriam. Parei já !! Forte abraço

    ResponderExcluir