quarta-feira, 27 de março de 2013

INTOXICAÇÃO EM GATOS



Deve-se considerar que os gatos estão expostos a uma grande variedade de toxinas potenciais, incluindo agentes tão diversos quanto drogas de prescrição, substâncias químicas, produtos domésticos e plantas.


A exposição não é limitada à via oral, mas também pode envolver inalação e administração percutânea ou parenteral.
A maior parte dos casos de toxicoses felinas é acidental, em vez de ter natureza intencional ou iatrogênica.

Um dos principais fatores responsáveis pela suscetibilidade dos felinos a vários compostos tóxicos se relaciona diretamente a sua capacidade limitada de metabolizar e destoxicar tais compostos, particularmente em comparação com outras espécies como os cães.

O envenenamento com raticidas é um fenômeno comum em gatos, com a exposição dos animais a uma variedade de meios, incluindo preparação negligente  de iscas e envenenamento secundário pela ingestão de roedores.

Os inseticidas representam fonte comum de envenenamento para gatos. A intoxicação sempre se segue à aplicação ou à ingestão de organofosforados ou carbamatos usados como inseticidas.

Os gatos podem se intoxicar também com moluscicidas, herbicidas, metais (chumbo, arsênio, mercúrio), produtos domésticos, produtos medicinais (salicilatos, paracetamol), produtos dietéticos (vitamina A).



Nenhum comentário:

Postar um comentário