quarta-feira, 3 de abril de 2013

DIROFILARIOSE EM CÃES


O diagnóstico feito pelo médico veterinário é baseado nas informações obtidas junto ao proprietário, no exame clínico e nos exames complementares que detectam a presença de microfilárias no sangue e de anticorpos, na radiografia do tórax, no eletrocardiograma e no ecocardiograma, além de exames para avaliação da função dos rins e fígado nos estágios mais avançados da doença.

É importantíssimo salientar que o diagnóstico pode e deve ser feito com precisão e, uma vez o cão apresentando a doença, as formas de tratamento devem ser expostas para o proprietário para que seja realizado. O tratamento pode ser dirigido à extinção dos vermes adultos (tratamento adulticida) e/ou das microfilárias (tratamento microfilaricida), associado ao tratamento sintomático da insuficiência cardíaca.

Mais importante que termos conhecimento de que existe tratamento para a doença e que ele deve ser feito, é sabermos que a única forma de evitarmos a doença é prevenindo-a, através do uso de medicamentos que podem ser administrados mensalmente pelo proprietário, conforme a orientação de seu médico veterinário.
Para finalizar, podemos dizer que a melhor forma de tratar  a Dirofilariose Canina é através da prevenção

Um comentário:

  1. Boa tarde, também sou médica porém de humanos, e minha cachorra está com dirofilariose, já realizou vários exames ecg, ecocardio, kinott e elisa para pesquisa de antígenos no sangue que deu +, ela está com dispneia, precisou de O2 e na nos exs de imagem apresenta hipertensão pulmonar e hipertrofia da artéria pulmonar bem como do ventrículo direito, porém não tem diminuição do débito cardíaco. Os veterinários que estão atendendo ela não estão tratando a filariose, apenas a IC. Gostaria de usar cloridrato de melarsomina, como posso fazer pra conseguir a medicação, o que vc me sugere? Obrigada

    ResponderExcluir