As unhas dos gatos são uma das suas ferramentas mais importantes. O gato usa-as diariamente para praticamente tudo ao longo da sua vida: trepar, capturar presas, defender-se, correr, andar, marcar território, libertar-se do stress e exercitar-se. As suas unhas são retrácteis.
Os humanos devem aprender a compreender e respeitar as unhas dos gatos como parte da sua natureza.
Os gatos não são maus nem têm intenção de destruir quando afiam as garras nos sofás ou cortinados lá de casa. O que eles estão a fazer é manter as suas unhas afiadas para as necessidades do dia-a-dia, tal como nós o fazemos quando limamos ou aparamos as nossas próprias unhas. Para além disso, outra das razões que os leva a arranhar alguns objetos é a marcação do seu território, o que conseguem espalhando o seu cheiro através das glândulas existentes nas patas.
Quando os gatos afiam as suas unhas, libertam as camadas superiores das unhas, já gastas, que normalmente podemos encontrar junto dos sofás ou tapetes. Têm o feitio da unha ou de lascas de unha, normalmente transparentes.
Ao afiar as unhas, o gato está também a exercitar-se, fortalecendo os músculos das patas anteriores e dos ombros, bem como das costas.
Ao gritar com ele para que não afie as suas unhas, estará a confundi-lo, uma vez que é um comportamento normal da sua natureza. É necessário educar o gato caseiro a afiar as unhas no local certo e tomar algumas medidas preventivas. No entanto, se o seu gato anda no exterior, lembre-se de que lhe estará a retirar formas importantes de defesa.
O que fazer?
Para evitar puxões nas cortinas ou rasgões nos sofás, há algumas medidas preventivas que pode adoptar, satisfatórias tanto para si como para o seu bichano.
Pode optar por cortar as unhas do seu gato. Cortar as unhas não vai fazer com que ele deixe de as tentar afiar, mas sim fazer com que os estragos não sejam tantos. Não vai conseguir fazer puxões ou rasgões, nem magoar quando anda a brincar. Pode aparar-lhe as unhas em casa ou, se não se sentir à vontade, levá-lo à sua clínica veterinária.
Oferecer-lhe um poste de arranhar. Pode fabricar ou comprar um poste de arranhar para o seu gato, tendo em conta que deve ser alto o suficiente para ele se poder esticar ao afiar as unhas e resistente o suficiente para que não tombe, assim que o gato aplicar força nele. Há à venda, nas lojas de animais ou supermercados, postes de arranhar muito diversificados a preços para todas as carteiras. São normalmente feitos de madeira e revestidos a cisal e alcatifa. Se habituar o seu gato desde pequeno a este poste, certamente que ele não se irá sentir tão tentado a afiar as unhas na mobília.
Aplicar unhas de gel. Apesar de ser um método ainda pouco divulgado em Portugal, pode aplicar unhas de um material suave e mole nas unhas do seu gato, que vão funcionar como proteção para os seus móveis, tendo também um efeito estético. Conhecidas como Soft-Paws ou Soft-Claws, há de variadas cores, ao gosto de cada dono. Pode informar-se através da internet ou no seu veterinário deste método, que também pode ser aplicado por si, em casa.
Em adição, pode optar por aplicar odores cítricos ou pimenta nos locais onde não quer que o seu gato afie as unhas, ou desencorajá-lo com um «não» firme ou um som que ele não goste, como bater palmas. Pode também colar fita-cola de duas faces nos locais onde ele afia as unhas, uma vez que gato não gostam da sensação pegajosa da fita-cola. Pode também atirar-lhe uma borrifadela de água. Há nas lojas de animais ou supermercados sprays com odores próprios, quer para repelir, quer para atrair os gatos, que pode usar em sua casa. Nunca lhe bata, pois passará a ter medo de si!
Mas sempre que ele afiar as unhas no local correto, também o deve presentear com uma guloseima ou um carinho, acompanhados de palavras de aprovação. Deve impregnar com erva dos gatos, ou outro spray próprio, os locais onde o gato pode afiar as unhas livremente, como nos postes de arranhar. Depressa entenderá que se comportou bem.
Se utilizar as técnicas descritas, como animal inteligente que é, o gato rapidamente perceberá onde deve e onde não deve afiar as unhas.
LEMBRE-SE: REMOVER AS UNHAS DO SEU GATO NÃO É UMA BOA SOLUÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário