Esse texto é um apanhado de dicas dadas em entrevistas sobre adotar um cão pelo " Encantador de Cães" Cesar Millan
Adotar um cão é uma decisão que deve ser feita com cuidado e deliberação. Um cão não é um brinquedo ou um acessório de vestuário, é uma criatura viva. A decisão de adotar um cão deve ser tratada com a mesma atenção cuidadosa que você teria se tivesse de decidir onde viver, ter filhos, ou se quer ou não se casar.
Muitas vezes, as pessoas adotam um cão, porque é "bonito" , "moda" ou ficaram com peninha e não com base nos méritos de seu comportamento e níveis de energia. Nestas situações, o cão pode ser devolvido para o abrigo, canil, e cada retorno é uma marca negra no registro do animal. Ele sugere que o cão é não-adotável, e quanto mais vezes um cão é devolvido, o mais provável é que,venha a ser sacrificados (no caso dos CCZ e canis públicos).
Não se apaixone pela fofurice e sim pela beleza interior.
"É como entrar numa relação porque a pessoa é muito bonita. Vai dar em divórcio!".
Escolha o tipo de cão que tem mais a ver com você, mas pela energia e não raça.
“Basta encontrar um cão com a energia certa. Uma pessoa que gosta de caminhadas enérgicas e trilhas provavelmente vai se dar bem com um cão maior, de energia alta, enquanto alguém que prefere passear sem pressa pode se dar melhor com um cachorro mais calmo. Tenha em mente que a raça não é tudo. Cada cão nasce com um nível de energia – muito alto, alto, médio ou baixo.
Se você decidir começar a olhar abrigos e cães de resgate, tenha em mente que um cachorro numa gaiola em um abrigo vai ser difícil de avaliar, em termos de seu nível de energia. Cães em gaiolas por qualquer período significativo de tempo pode ficar frustrado e irritado. Peça ajuda do tratador ou de um profissional ou alguém com alguma experiência para ajudar a medir os níveis de energia do cão de seu interesse.
Sinta-se a vontade para fazer perguntas, esses lugares tentarão encontrar o cão que melhor se adapte para que não haja frustração e uma eventual devolução do animal.
“Passe um tempo com o cão que você está pensando em adotar e observe se o nível de energia natural dele é compatível com o estilo de vida de sua família”.
Levou um filhote para casa? Como lidar com ele?
Não fique carregando e abraçando o tempo todo o filhote.
"Isso é antinatural para um cachorro. Você passa uma mensagem errada de que a vida dele será assim, grudado com você, sempre".
O filhote precisa entender regras e limites.
"A mãe diz ao filhote quando é hora de ser amamentado. Se não é hora, ela morde. Então, tem que se criar regras claras e respeitá-las".
Como ser um líder de matilha desde o início.
“O treinamento que você faz nos primeiros meses da vida de um filhote de cachorro é muito importante para um relacionamento bem sucedido nos próximos anos”.
Filhote precisa de uma vida estruturada.
“A partir do momento em que nasce ele procura os limites e quer aprender o que deve e o que não deve fazer. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis em afirmar a autoridade sobre seus cães e vão dizer coisas como ‘meu bebê tem apenas dois meses de idade! Como eu posso dar uma estrutura e regras para ele? ‘ Mas os cães, como todos os animais sociais, precisam de estrutura em suas vidas. Eles precisam sentir um senso de direção e estabilidade”.
É preciso entender a psicologia canina.
“Muitas pessoas cometem o erro de pensar em seus cães como seres humanos com casacos de pêlos. Os cães têm necessidades e desejos diferentes dos nossos. Eles interpretam o mundo de maneira diferente. Para compreender a psicologia canina é preciso entender essas diferenças e tratar seu cachorro como um cachorro!”.
O filhote não deve caminhar livremente pela casa quando você não estiver por perto.
”Pelo menos até ele saber onde pode e não pode entrar e mexer. Quando isso acontecer, deixe-o no local reservado a ele. Cachorro não precisa de espaço (mas também não o deixe confinado), desde que o dono o faça se exercitar e gastar as energias”.
Reserve um espaço para o cão.
“O cão deve ter um espaço que seja só dele! Não muito grande, mas que seja confortável e aconchegante para ele”. Dar a seu filhote brinquedos adequados para roer e se entreter é fundamental para que não use objetos da casa com essa finalidade.
Procure manter uma rotina com horários regulares para alimentá-lo, levá-lo para sair e fazer suas necessidades mantenha sua posição de liderança (andando sempre na frente) não deixe que passe pelas portas antes de você, nas caminhadas não deixe que ande livremente a sua frente puxando a guia...
Um dos pilares da boa saúde de seu cachorro é o cuidado veterinário regular. É crucial que o seu cachorro mantenha uma dieta nutricional e exercício de rotina para se manter saudável e equilibrada. Antes de iniciar um programa de atividades físicas se informe com seu veterinário sobre problemas de longo prazo como do desenvolvimento dos ossos, parvovírus, etc
Fontes pesquisadas:
http://www.cesarsway.com/tips/basics/starting-your-puppy-off-right
http://www.cesarsway.com/tips/yournewdog/finding-a-dog-with-the-right-energy
http://www.petclube.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=434:super-pitbull&catid=1:novo-conceito-em-noticias-petclube&Itemid=28
SOBRE A FUNDAÇÃO CESAR MILLAN
A Fundação Cesar Millan oferece apoio financeiro para ajudar abrigos e organizações sem fins lucrativos que resgatam, reabilitação e realojamento cães abandonadas e maltratadas. A Fundação também financia programas que promovem a esterilização e castração para ajudar a reduzir a superpopulação cão. O Cesar Millan Foundation dá preferência às organizações que não praticam eutanásia em animais saudáveis. Oferece também programas específicos para ajudar a nutrir relacionamentos saudáveis ao longo da vida entre pessoas e cães. (http://www.cesarsway.com/rescueandrehab/foundationnews/about-the-millan-foundation)
Nenhum comentário:
Postar um comentário